Você é um passageiro irritante? 5 atitudes que comissários de bordo não gostam
Caroline, ex-comissária de bordo da American Airlines, revela várias situações que os comissários de bordo odeiam passar com os passageiros
Se você costuma viajar de avião, com certeza tem contato frequente com comissários de bordo. Mas já parou para pensar em como se comportar de maneira adequada com esses profissionais, que são responsáveis pelo nosso conforto e segurança?
Caroline, ex-comissária de bordo com cinco anos de experiência na American Airlines, revelou ao Insider uma lista dos comportamentos mais irritantes que os passageiros podem ter a bordo e que irritam a tripulação de cabine. Seus relatos trazem à tona atitudes que muitas vezes passam despercebidas pelos viajantes.
Veja abaixo algumas atitudes que são extremamente irritantes para os comissários de bordo
Falta de cumprimentos
Cumprimentar os profissionais responsáveis pelo nosso bem-estar durante as viagens deveria ser o mínimo. Segundo Caroline, é surpreendente o número de passageiros que embarcam sem sequer fazer contato visual ou cumprimentar os comissários de bordo. Ela relata que, mesmo sem receber um “bom dia” ou “boa tarde”, alguns passageiros tentam entregar o lixo ao entrar na aeronave sem dizer uma palavra.
Uso dos comissários como coletores de lixo
Tenha empatia, os comissários já estão fazendo de tudo para atender a todas as suas necessidades. A ex-comissária explica que é frustrante quando os passageiros acionam a campainha para que os comissários coletem o lixo, principalmente quando estes podem não ter luvas ou sacos de lixo no momento. Essa atitude é vista como inconveniente e desrespeitosa com a equipe a bordo.
Comissários de bordo não são babás
Caroline relata sua insatisfação ao presenciar pais que, ao embarcar, simplesmente ignoram suas crianças, adormecendo imediatamente ou desviando sua atenção. Ela enfatiza que essa atitude não é justa nem com a tripulação, nem com os outros passageiros. Tenha cuidado em relação a isso, não apenas para evitar problemas a bordo, mas também para garantir a segurança de seus filhos.
Respeite o espaço pessoal
Uma questão sensível revelada por Caroline é o fato de os comissários de bordo serem constantemente tocados. Ao conversar com seus colegas de trabalho, ela descobriu que o maior incômodo era serem tocados várias vezes. Ela destaca a importância de usar a voz, acionar a chamada ou levantar a mão ao invés de tocar nos comissários.
Utilize o espaço no avião de forma consciente
A ex-comissária compreende a necessidade de se acomodar durante o voo, mas ressalta que isso não deve atrapalhar o espaço dos outros passageiros. Ela aconselha os viajantes a evitarem usar o banheiro imediatamente após a decolagem, pois isso pode causar filas longas e interferir no serviço de bebidas.