Vírus do Pix: Entenda como proteger o seu dinheiro!

Mais essa! As pessoas usuárias dos celulares Samsung enfrentam uma ameaça para a segurança financeira. É o Brats, conhecido no Brasil como o vírus do Pix. Descoberto em setembro do ano passado, o malware invade especificamente os aparelhos da marca e, assim, esvaziam contas bancárias sem aviso. Saiba, agora, como se proteger!

Inicialmente, o trojan bancário foi detectado pela empresa de segurança cibernética Kaspersky. Segundo as informações, o Brats possibilita a realização de transações não autorizadas, favorecendo o roubo de fundos do Pix de um celular “infectado”, sem o conhecimento da vítima.

LEIA MAIS: Viajar sozinho na aposentadoria: 8 dicas para se divertir em segurança!

Como o vírus do Pix age?

Mas, como o vírus invade o celular? A princípio, o malware ataca quando a pessoa acessa algum site suspeito, por exemplo, aqueles que prometem recompensas em troca do download de um app.

Ao executar uma ação, do tipo “abrir um baú”, o aplicativo pede que a pessoa usuária atualize o sistema. No entanto, essa atualização é, na verdade, um comando para que o criminoso acesse o celular remotamente.

LEIA MAIS: Essas 8 dicas irão te salvar caso você faça uma viagem de carro

Com isso, o vírus do Pix consegue alterar as chaves financeiras da vítima, modificando os destinos e, por fim, fazendo as transferências bancárias.

Como se proteger do vírus do Pix e de outros malwares?

Sabe aquelas recomendações básicas de não abrir links suspeitos, entre outras? Valem aqui também! Além disso, especialistas em cibersegurança orientam a:

  • Não instalar apps fora da loja oficial Android, ou seja, Play Store. Normalmente, os malwares vêm justamente de fontes não-confiáveis.
  • Jamais dar permissões de acessibilidade a apps, principalmente suspeitos.
  • Manter o antivírus do celular sempre atualizado. O software detecta e elimina ameaças, como o vírus do Pix, antes que elas invadam o aparelho.
  • Não ceder aos anúncios que prometem ganhos financeiros fáceis. Menos ainda, acessar os links enviados por eles.
  • Não clicar em links enviados por números desconhecidos.
Você pode gostar também