Viajar sozinho na aposentadoria: 8 dicas para se divertir em segurança!
Uma das melhores experiências de quem já trabalhou tanto é viajar sozinho na aposentadoria e, sobretudo, se divertir
Desfrutar de viagens após a aposentadoria é uma oportunidade única para explorar o mundo e criar memórias inesquecíveis. A palavra-chave aqui é planejamento, e algumas dicas valiosas podem garantir uma experiência mais tranquila e prazerosa ao viajar sozinho na aposentadoria.
Faça sua pesquisa
Depois de decidir o destino, comece os preparativos básicos para voos e hotéis. Embora faça parte da aventura decidir de última hora, o ideal é, no mínimo, reservar um quarto para a primeira noite. Como todo mundo chega um pouco cansado da viagem, o ideal é ter um lugar seguro para começar.
LEIA MAIS: Quer viajar o mundo enquanto trabalha? Conheça as profissões ideais!
Além disso, as tarifas aéreas variam de acordo com o dia da semana, a companhia aérea e as conexões. Portanto, vale a pena gastar algum tempo pesquisando para economizar.
Escolha a excursão certa para você ao viajar sozinho na aposentadoria
Escolher a excursão certa para suas necessidades é uma das melhores dicas para viajar sozinho na aposentadoria. Principalmente porque pode tornar a visita aos principais pontos turísticos fácil e sem estresse.
Ao mesmo tempo, busque novas experiências. Por exemplo, uma aula de culinária na visita ao mercado. Ou cursos de dança, como tango, enquanto viajar pela Argentina.
Faça uma lista de tarefas
Em destinos maravilhosos como Roma, Paris ou Londres, é fácil fazer uma longa lista de lugares que você quer ver. Mas lembre-se de que nem sempre é possível fazer tudo, portanto, talvez você precise priorizar para ser prático. “Guarde algo para a próxima vez”, é o que você precisa ter em mente.
Fique de olho na bateria do seu celular ao viajar sozinho na aposentadoria
Depois de um dia tirando fotos, enviando mensagens de texto e usando o Google Maps, sem dúvida é natural ficar sem bateria no celular. Por isso, vale sempre levar uma bateria extra, sabendo que um dia de turismo é tudo o que seu telefone pode aguentar.
Quando você quiser chamar um Uber ou saber como chegar ao seu hotel, sem dúvida, não vai querer ficar sem serviço telefônico. Essa é, sem dúvida, uma das dicas mais importantes para viajar sozinho na aposentadoria.
Informe alguém em casa sobre seus planos de viagem
Para sua segurança e para a tranquilidade das pessoas em casa, informe sobre seu itinerário. Você não precisa comprometer sua independência, mas é aconselhável avisar um amigo ou parente sobre o que você está planejando. Portanto, deixe sempre uma cópia impressa do itinerário, seja em uma viagem em grupo ou viajando sozinho.
E, é claro, envie mensagens de texto ou ligue todos os dias. Por fim, caso não tenha ninguém em casa, evite publicar fotos no Instagram que mostrem ao mundo que você está fora da cidade. É melhor se prevenir e compartilhar suas experiências quando chegar em casa.
Seja educado, mas não ingênuo ao viajar sozinho na aposentadoria
Para sua segurança, esteja sempre atento ao que está ao seu redor e ao que se passa à sua volta. Se não se sentir à vontade em um local ou com alguém que se aproxima de você, siga seu instinto e afaste-se. Além disso, cuidado com golpes! Existem, atualmente, formas criativas como os criminosos se aproveitam dos viajantes.
LEIA MAIS: 6 dicas inteligentes para acumular mais milhas – e viajar mais!
Prepare-se para tudo!
Sem dúvida, você já ouviu isso antes, mas é um bom conselho. Antes de viajar para o exterior, obtenha moeda local, pois é possível que você encontre locais que só aceitem dinheiro. Além disso, você pode dar gorjeta ao pessoal do hotel que o ajuda com as malas ou lhe presta outros serviços.
Viaje com pouca bagagem
Por fim, saiba que você não precisa levar sua casa em uma mala! Isso é válido para viagens de carro, trem ou avião. Limite-se ao essencial, principalmente para não atrapalhar sua comodidade. Afinal, ninguém quer sofrer justamente ao viajar sozinho na aposentadoria!