Viajando de carro? Veja como sua bagagem pode gerar riscos – e multas!

Na hora de levar bagagem extra no carro, saiba como evitar quaisquer riscos de acidentes e multas.

Na volta de uma viagem de carro, é comum levar bagagem extra, como lembrancinhas ou presentes para familiares e amigos. Dessa forma, a Artesp – Agência de Transportes de São Paulo – recomenda algumas dicas de segurança ao viajar de carro.

Essas dicas visam ajudar os motoristas a manterem o carro livre de acidentes ao transportar suas bagagens. Isso porque, além de ser um risco de acidente, transportar objetos soltos no veículo pode acarretar em multa de R$195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação.

Entenda melhor os riscos

Durante uma frenagem de emergência ou uma manobra repentina, objetos soltos dentro do veículo podem atingir os ocupantes e componentes importantes do veículo. Além disso, ao frear forte, os pesos soltos geram o dobro do impacto caso sejam direcionados ao motorista e podem resultar em acidentes. Digamos que um veículo, com uma bagagem de 3 quilos, esteja viajando a 80 quilômetros por hora. Em uma parada completa, o seu peso pode aumentar até 240 quilos.

LEIA MAIS:

O diretor de operações da Artesp, Walter Nyakas, ainda alerta: “Esses carros são projetados para suportar o peso da bagagem em um espaço projetado para isso – previamente projetado pela montadora. Para grandes volumes, deve-se usar o porta-malas, e para pequenos volumes mais acessíveis ao motorista ou passageiros, use o porta-luvas”.

Como viajar em segurança

A Artesp recomenda que as pessoas adotem algumas ações para garantir o transporte seguro das bagagens. As ações visam evitar danos aos itens transportados, assim como preservar a integridade física dos passageiros:

  • Ao acomodar as bagagens, deve-se distribuir o peso uniformemente para não sobrecarregar apenas um lado do carro.
  • Para organizar o porta-malas adequadamente, é preciso colocar os itens mais pesados no fundo e nas laterais.
  • Para mochilas, bolsas e itens mais leves, utilize o centro do compartimento ou coloque-o em cima da bolsa.
  • Deixe as malas mais pesadas em baixo.
  • Posicione a bagagem de forma que não interfira no campo de visão do motorista.
  • Não coloque objetos, mesmo que pequenos, sobre a tampa interna do porta-malas.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também