A temporada de cruzeiros no Brasil já começou e, convenhamos, navegar em uma verdadeira cidade em alto mar é uma experiência incrível. Mas, também desafiadora para os estômagos mais sensíveis! Então, se é um marinheiro de primeira viagem, anote aí o que você deve evitar em um cruzeiro para não estragar a viagem.
Alimentos apimentados e gordurosos
Aqui está uma recomendação de profissionais da saúde! Segundo enfermeiros e médicos, alimentos com alto teor de gordura e pimenta estão entre o que você não deve comer em um cruzeiro.
LEIA MAIS: Qual o lugar mais sujo do quarto de hotel? Veja os cuidados a se tomar!
Em primeiro lugar, porque podem irritar o estômago e agravar a náusea comum na embarcação. Além disso, a digestão pode ser mais lenta para pessoas com problemas digestivos, e alimentos gordurosos tendem a retardar ainda mais.
Sendo assim, o ideal é até mesmo evitar esses alimentos a partir da noite anterior ao embarque.
Não exagere no consumo de álcool
Em alguns cruzeiros, os passageiros já são recebidos com drinks coloridos e decorados. Parece tentador, né? Mas, é melhor maneirar!
Mesmo que você compre aqueles pacotes com bebidas, não deixe a água de lado! Além de ser saudável, ela ajuda a reduzir as chances de desidratação e dores de cabeça. Esses sintomas são comuns quando se enjoa do mar.
Evite as comidas do buffet
Embora os buffets sejam uma opção prática para refeições rápidas, é melhor evitá-los quando possível. Mas, se for a única opção a bordo, fique atento a alguns aspectos. Por exemplo, se a cor do peixe estiver estranha ou as folhas de salada murchas.
Esses são sinais de que a comida ficou em temperatura ambiente por muito tempo. Além disso, evite também alimentos que possam estar comprometidos. Ou seja, pães que foram tocados por algum passageiro sem luvas ou utensílios de servir que tenham caído no chão.
Respeite seus limites
Você está de férias, mas seus limites não estão! Por isso, uma das coisas que você deve evitar em um cruzeiro é correr riscos. Por exemplo, não experimente alimentos que já lhe fizeram mal no passado.
Lembre-se de que ter intoxicação alimentar em um cruzeiro é duplamente desconfortável, especialmente pela possibilidade de enjoos.
Não beba quando estiver enjoado
Embora pareça óbvio, essa dica é sempre válida: evite bebidas alcoólicas se estiver se sentindo enjoado. Aquela taça de vinho, aparentemente inofensiva, pode desorientá-lo ainda mais e até causar vômitos.
Uma alternativa é tomar refrigerantes ou alguma bebida com gengibre, como chá. E, enquanto a náusea persistir, prefira alimentos mais leves, como bolachas ou pão branco.
LEIA MAIS: Mala minimalista: 8 dicas para levar menos na sua viagem!
Mas lembre-se: você está de férias
Ok, há coisas que você deve evitar em um cruzeiro! Mas, o objetivo é se livrar do que pode causar mal-estar. Ou seja, você está de férias, então tente aproveitar ao máximo, mesmo que seja só um pouquinho.
Portanto, coma o que realmente gosta e pule o que não gosta. Quanto mais você se alinhar com a sua experiência alimentar, menos provável será comer apenas por comer.
Com essas dicas, você pode navegar com saúde e aproveitar ao máximo seu cruzeiro.