Uso de Inteligência Artificial em currículos aumenta chances de contratação, diz estudo!

Currículos criados por inteligência artificial parecem ser mais eficazes para a contratação: entenda!

Usar inteligência artificial para currículo tem sido um assunto de destaque nos últimos tempos. Nesse sentido, segundo um estudo recente realizado pelo National Bureau of Economic Research, ferramentas de inteligência artificial podem aumentar as chances de contratação.

Isso acontece porque os currículos que esses mecanismos criam são mais bem escritos, deixando as habilidades dos usuários mais claras e fáceis para os empregadores. Assim, eles fazem com que os candidatos fiquem mais propícios a contratações.

Sobre a pesquisa

Para chegar a esse resultado, o estudo avaliou cerca de 500 mil candidatos no ano de 2021. Com isso, os parâmetros que a pesquisa analisou foram a escolha de palavras, a gramática e a ortografia.

LEIA MAIS: Como fazer um currículo para pessoas mais velhas? Siga essas dicas!

Assim, observou-se que aqueles que usaram a ferramenta de inteligência artificial tiveram 8% mais chances de serem contratados do que aqueles que não a utilizaram.

Segundo os pesquisadores, entre duas pessoas com o mesmo histórico de carreira e série de habilidades, a que tem mais chances de receber uma resposta positiva para a contratação é aquela com o currículo que possui uma escrita melhor.

Logo, a inteligência artificial pode ser muito útil na criação de bons currículos. Além disso, os estudiosos também relataram que a ferramenta de IA foi muito útil para consertar erros ortográficos.

Todo mundo deve usar inteligência artificial para currículo?

Embora o experimento tenha notado diversas vantagens na inteligência artificial para currículo, se todo mundo passar a utilizá-la, ninguém vai se destacar.

LEIA TAMBÉM: 4 coisas que jamais devem estar no seu currículo; evite estes erros!

Conforme a opinião de Emma van Inwegen, uma das pesquisadoras do estudo, “Se todos passarem a usar ferramentas de IA em seus currículos, os empregadores não poderão mais avaliar a qualidade da escrita para entender sobre o candidato. Logo, vai ficar cada vez mais difícil de se destacar”.

Ela ainda acrescenta que os resultados do estudo não sugerem que todos devem utilizar a inteligência artificial para currículo. Mas, sim, que uma boa escrita pode tornar o currículo mais eficaz para a contratação.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também