Uma turbulência pode derrubar um avião? Entenda se é uma possibilidade real!
Embora seja um fenômeno comum e a aeronave feita para suportá-la, sempre há o medo de que uma turbulência possa derrubar um avião
Com certeza, você já deve ter passado por momentos de tensão durante uma viagem aérea, graças às turbulências. Essas trepidações inesperadas causam desconforto e, claro, medo de que algo mais grave aconteça. Mas, uma turbulência pode derrubar um avião?
E por que a turbulência acontece? Primeiro, pela instabilidade do ar em torno da aeronave, gerada por condições atmosféricas instáveis, por exemplo, tempestades e frentes frias. Por isso, o avião passa por sacudidas, movimentos bruscos e quedas de altitude.
Ainda que assustadoras, as turbulências são, na verdade, algo extremamente comum nos céus. Tanto que as aeronaves foram feitas para suportá-las, garantindo a segurança dos passageiros. Porém, veremos melhor sobre isso a seguir.
Tipos de turbulência em avião
De modo geral, as turbulências ocorrem por correntes de jato, diferenças de temperatura, fluxo de ar e mudança nos ventos.
LEIA TAMBÉM> Como perder medo de voar de avião? Veja 12 dicas de ouro!
E, sem dúvidas, você já sentiu diferentes movimentos relacionados a turbulências. Ou seja, algumas mais leves e, por outro lado, outras que literalmente te fizeram pular na poltrona. Isso acontece porque há diferentes tipos delas, a saber:
- Leves: tremores que, de tão suaves, podem até passar despercebidos e são bem rápidos;
- Moderadas: com extensão de até 11 minutos, são turbulências mais perceptíveis, chegando a sacudir sua água no copo, por exemplo. Normalmente, a tripulação orienta a atar o cinto de segurança;
- Severas: inegavelmente, as mais temidas, duram mais ou menos sete minutos. Tempo suficiente para abrir, por exemplo, os compartimentos de bagagem e os passageiros sentirem pressão para cima. Mas, não se preocupe, pois ainda não são projetados.
Tais classificações são feitas pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), organização de linhas aéreas.
A turbulência pode derrubar um avião?
Ok, já sabemos o que é e os tipos de turbulência. Mas, afinal, ela pode derrubar um avião? A princípio, não, para a alegria (e, sobretudo, alívio) dos viajantes! Na verdade, estas sacudidas são muito mais chatas e desconfortáveis do que, propriamente, perigosas.
Como já mencionamos, as aeronaves são feitas para suportar altas cargas de força sem, no entanto, cair. Além disso, os aviões têm estrutura suficiente para seguir voando, em segurança, mesmo em condições meteorológicas adversas, a exemplo de relâmpagos e chuvas fortes.
Porém, houve casos de turbulências mais fortes que provocaram, por exemplo, atrasos em voos e até fatalidades. Foi o caso ocorrido em 1997, no voo entre Narita e Honolulu. A turbulência causou uma queda brusca de 300 metros e, além de passageiros feridos, um deles acabou morrendo.
LEIA MAIS: Tem medo de turbulências de avião? Saiba como se acalmar de vez!
Mas, nada de desespero! Caso esteja em uma viagem e, durante o voo, passe pela turbulência, há formas de amenizar a ansiedade. Em primeiro lugar, sente-se perto das asas, que é centro de gravidade do avião. Normalmente, os efeitos são menores aí.
Além disso, respire fundo e tente se distrair, ainda que seja difícil, lendo um livro ou ouvindo música. Quando der por si, a turbulência até já passou!
Interessado(a) em mais conteúdos como este? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!