Um carro alugado pode ser tão sujo quanto dois banheiros públicos, diz pesquisa!
As principais bactérias encontradas em carros alugados foram coliformes fecais, sobretudo no porta-malas.
Se você está sempre alugando carros, seja para viagens ou a trabalho, deve estar ciente que deve limpá-los adequadamente antes de usá-los. Isso porque, muitas vezes, pessoas ou agências que colocam os veículos para alugar não os higienizam. E se você, como locatário, não o fizer, pode se contaminar com muitas bactérias e micróbios nocivos.
Um estudo realizado pela Grand Prix Grand Tours mostrou que um carro alugado tem bastante sujeira invisível aos olhos. Entenda melhor a seguir.
Como um carro alugado pode ser tão sujo?
Em parceria com a Escola de Biociências da Aston University, na Inglaterra, a empresa britânica de turismo Grand Prix Grand Tours fez um estudo revelador. Ela demonstrou que um carro recém-alugado pode estar tão sujo quanto dois banheiros públicos juntos. Isso porque, no automóvel, existe uma quantidade de bactérias equivalente a que está presente nesses banheiros.
LEIA MAIS:
- Por que você NÃO deve recarregar seu celular em carros alugados? Veja o motivo!
- 5 objetos de sua casa que são mais sujos que um vaso sanitário
Inúmeras contaminações podem acontecer por conta da diversidade de bactérias possivelmente presentes no veículo. No entanto, as mais comuns são coliformes fecais. Elas estão localizadas, sobretudo, no porta-malas, lugar onde comidas podem ser transportadas. É o porta-malas, inclusive, a parte do carro mais contaminada, com cerca de 1.500 bactérias. Por outro lado, espantosamente, o volante é a parte menos contaminada, talvez pela higienização das mãos feita pelos motoristas no cotidiano.
A seguir, confira na lista as demais partes do carro que podem estar sujas:
- Porta-malas — 1.500 bactérias identificadas;
- Banco do motorista — 650 bactérias identificadas;
- Câmbio de marchas — 407 bactérias identificadas;
- Banco traseiro — 323 bactérias identificadas;
- Painel digital — 317 bactérias identificadas;
- Volante — 146 bactérias identificadas.
Diante disso, é fundamental que o locatário não poupe uma limpeza completa e eficaz do carro após alugá-lo. Para evitar sua própria contaminação e a de outras pessoas, o recomendado é aspiração o veículo logo após recebê-lo. Além disso, enquanto estiver usando, é importante manter a limpeza com flanelas ou lenços e sprays desinfetantes. Em vez de um banheiro público, faça do seu carro alugado um limpo e cheiroso quarto de hotel.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!