Tirar uma foto da sua bagagem pode te salvar de uma roubada – Veja como fazer!
Tirar uma foto da sua bagagem pode ser uma forma de se prevenir em caso de problemas
Você já se imaginou chegando ao seu destino de viagem e descobrindo que a sua mala foi extraviada, danificada ou até mesmo violada? Essa é uma situação que pode arruinar as suas férias e te causar muitos transtornos. Mas você sabia que existe uma forma simples e eficaz de evitar esse pesadelo? Basta tirar uma foto da sua bagagem antes de despachá-la!
Veja, a seguir, porque isso é tão importante e como pode te ajudar a receber uma indenização da companhia aérea em caso de problemas. Além disso, quais são as melhores dicas para proteger os seus pertences durante a viagem. Confira!
Por que tirar uma foto da sua bagagem?
Tirar uma foto da sua bagagem pode parecer uma coisa boba, mas, na verdade, é uma medida de segurança muito inteligente. Isso porque você tem uma prova de como ela era antes de ser entregue à companhia aérea. Isso, sem dúvidas, pode facilitar o seu reconhecimento e rastreamento em caso de extravio ou atraso.
LEIA MAIS: Café ou chá? Entenda como sua escolha matinal te define!
Além disso, você tem uma evidência dos itens que estavam dentro dela. Algo útil principalmente para comprovar o valor dos seus pertences e solicitar uma indenização em caso de perda ou dano.
Segundo o site do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, as companhias aéreas são obrigadas a indenizar os passageiros se as suas malas forem danificadas, atrasadas ou perdidas. O mesmo ocorre no Brasil, bem como outros países.
Cada um possui um limite máximo para voos domésticos e internacionais. Você pode usar esse dinheiro, por exemplo, para cobrir o custo de itens necessários durante a viagem, como roupas novas, produtos de higiene pessoal ou outros bens essenciais.
No entanto, para receber essa indenização, deve apresentar provas de que a sua mala foi realmente afetada. Mais ainda, que os itens que estavam nela tinham um valor correspondente ao que você está pedindo.
Por isso, tirar uma foto da sua bagagem e dos seus objetos pessoais, pode ser uma forma de facilitar esse processo e, assim, garantir os seus direitos.
Como tirar uma foto da sua bagagem?
Outro ponto no qual é importante fotografar sua mala, inclusive no momento de despachar, é evitar transtornos como das brasileiras presas na Alemanha. O casal seguia de férias quando, vítimas de um esquema no Aeroporto de Guarulhos, acabaram presas por tráfico internacional de drogas.
E, acredite, o procedimento é simples demais para arriscar tanta dor de cabeça no futuro. Veja como fazer:
- Tire uma foto da sua mala fechada, mostrando a cor, formato, tamanho e identificador (etiqueta, adesivo, fita, etc.).
- Fotografe a etiqueta que contém o seu nome, destino, número de voo e código de barras.
- Registre o conteúdo da mala aberta, mostrando os itens mais valiosos, como eletrônicos, joias, documentos, etc. Se possível, inclua os recibos desses itens na foto, para comprovar o seu valor.
- Guarde essas fotos no celular, e-mail ou em algum serviço de armazenamento em nuvem. Assim, você pode acessá-las facilmente em caso de necessidade.
LEIA TAMBÉM: Úteis e práticos: 11 aplicativos para você utilizar nas suas viagens
Como evitar furtos de bagagem?
Tirar uma foto da sua bagagem também é uma forma de se prevenir em caso de problemas. Mas existem outras medidas que você pode tomar para evitar furto e violação da mala durante a viagem. Por exemplo:
- Use cadeados ou lacres para fechar a sua mala, de preferência aqueles com aprovação das autoridades de segurança. Os agentes podem abri-los sem danificar a sua mala.
- Não coloque objetos de valor na bagagem despachada, como dinheiro, cartões, passaporte, eletrônicos, joias, etc. Leve-os na sua bagagem de mão ou no corpo.
- Identifique sua mala com etiquetas, adesivos, fitas ou outros elementos que a tornem única e fácil de reconhecer. Evite usar peças muito chamativas ou de marcas famosas, que podem atrair a atenção de ladrões.
- Verifique o peso e as dimensões da bagagem antes de despachá-la, para evitar que seja aberta por excesso de bagagem. Ou, ainda, por não se adequar aos padrões da companhia aérea.
Por fim, ao chegar ao destino, retire a mala da esteira o mais rápido possível. Em seguida, confira se está intacta e com todos os seus pertences. Se notar alguma irregularidade, comunique imediatamente à companhia aérea e faça uma reclamação formal.