Tirar meleca do nariz aumenta risco de Alzheimer? Saiba detalhes dessa descoberta!

Além de nada higiênico, o hábito pode ter relação direta com doenças degenerativas do cérebro, como Alzheimer e alguns tipos de demência

Você tem o hábito de tirar caca do nariz? Saiba que isso pode ter relação direta com uma das mais temidas condições cerebrais! Segundo estudos recentes, tirar meleca do nariz pode provocar Alzheimer.

Pois é, uma mania aparentemente trivial tem grandes chances de provocar consequências preocupantes. A remoção do muco nasal ressecado, conhecido popularmente como meleca, tem sido objeto de pesquisa devido ao potencial aumento do risco de desenvolvimento de Alzheimer e outras demências, despertando o interesse dos pesquisadores da área médica.

Por que tirar meleca do nariz pode provocar Alzheimer?

A princípio, pesquisadores da Universidade Griffith, na Austrália, conduziram um estudo que analisou a relação entre a exploração dos canais nasais e a presença da bactéria Chlamydia pneumoniae no cérebro, por meio dos nervos olfativos.

LEIA MAIS: Alimento para o cérebro: Veja o que incluir na dieta para melhorar sua memória!

O estudo revelou uma descoberta alarmante: há possibilidade de transporte da Chlamydia pneumoniae diretamente do nariz para o cérebro, desencadeando patologias cerebrais como a doença de Alzheimer.

Embora os estudos tenham sido realizados em animais, os cientistas pioneiros nessa pesquisa alertam que a bactéria também pode afetar o cérebro humano. Isso ocorre porque as lesões causadas pela remoção do muco nasal ressecado criam um caminho favorável para a entrada da bactéria.

A circulação da C. pneumoniae pelo organismo desencadeia uma resposta nas células cerebrais, levando à produção da proteína beta amiloide. Concentrações elevadas dessa proteína estão fortemente associadas a doenças neurodegenerativas.

Além da doença de Alzheimer, a prática de limpar o nariz com os dedos pode ter relação com outras enfermidades. Isso ocorre porque as mãos humanas abrigam inúmeras bactérias e poucas pessoas as lavam adequadamente antes de colocar o dedo no nariz. Sem falar que é um hábito um tanto quanto nojento, não é?

Tire o dedo do nariz!

Pois bem, além de tirar meleca do nariz provocar Alzheimer, há outros motivos fortes para cessar essa prática anti-higiênica.

Cutucar o nariz é um hábito altamente anti-higiênico e pode causar repulsa nas pessoas ao redor. Além disso, o excesso de manipulação nasal pode resultar em traumas e lesões na mucosa respiratória, aumentando a formação de crostas persistentes.

Desvios de septo nasal anteriores são uma causa comum do aumento da produção de crostas nasais, devido ao fluxo de ar turbulento causado por essa alteração anatômica. Doenças inflamatórias ou infecciosas, como sinusites crônicas e rinites, também podem contribuir para a formação das incômodas “catotas”.

Além disso, o uso de substâncias irritantes, é uma causa frequente de lesões ulcerativas na mucosa nasal.

LEIA TAMBÉM: Memória ruim? Veja 4 tipos de esquecimentos que são totalmente normais!

Felizmente, existem maneiras de melhorar essa situação. Uma delas é manter uma boa hidratação, bebendo bastante água para manter a mucosa nasal hidratada e saudável. A lavagem nasal frequente com soro fisiológico também alivia significativamente os sintomas.

Também existem géis para a região anterior do nariz que mantêm a umidade local por mais tempo e reduzem a produção dessas secreções. Em casos específicos, pomadas cicatrizantes e antibióticas ajudam no tratamento de feridas, caso estejam presentes.

Por fim, independentemente de haver ou não uma relação entre tirar meleca do nariz e a doença de Alzheimer, é importante evitar manipular o nariz de forma descuidada.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também