Nossos cachorros podem nos trazer muitos momentos de alegria, não é mesmo? Por conta disso, ajudam até mesmo a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade. No entanto, o que fazer quando os bichinhos passam a apresentar algum desses sintomas? Será que você seria capaz de reconhecê-los? Pensando nisso, listamos alguns sinais de que seu cachorro está deprimido.
Por que os cães têm depressão?
Pode ser muito difícil notar que os bichinhos ficam tristes, mas algumas pistas podem ajudar a entendê-los. Na grande maioria das vezes, os cães ficam deprimidos pela perda de algum membro da família, seja outro cachorro com quem convivem ou um de seus donos. Isso acontece porque eles são animais orientados pela mentalidade de matilha, então a perda de um membro pode ter grande peso em seu estado emocional.
Além disso, a falta de atividade física e mental pode afetar diretamente a sensação de bem-estar desses animais.
LEIA MAIS: 6 pontos negativos das redes sociais na sua vida e bem-estar
3 sinais de que o cão está depressivo
Seus hábitos alimentares estão muito diferentes
Os cães se alimentam em horas muito específicas e quase sempre as mesmas quantidades. Quando eles estão deprimidos, podem perder interesse em sua comida, o que pode impactar diretamente sua saúde física. Felizmente, esse é um sintoma mais fácil de ser detectado, então é importante levá-lo a um veterinário assim que possível.
Pouco interesse nas atividades
Se o seu cachorro ama praia ou andar pela rua, mas de repente perde interesse por esses hábitos, pode ficar preocupado. Esse é um dos sinais mais comuns de que ele pode estar deprimido ou enfrentando uma mudança de temperamento significativa.
LEIA TAMBÉM: Quanto tempo o cachorro pode ficar sozinho? Veja algumas dicas!
Apresentam baixa energia
Assim como os seres humanos, a depressão nos cães pode alterar os seus níveis de serotonina. Muitas vezes, algumas pessoas podem interpretar alguns comportamentos como apenas preguiça, mas pode ser um sinal de letargia, especialmente quando demonstram desinteresse em coisas que amavam fazer.
Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!