Seu CPF como registro nacional: saiba como solicitar a Nova Carteira de Identidade!
Veja quais estados já emitem a nova identidade e como solicitar a sua.
A nova Carteira de Identidade Nacional estabelece um padrão único de emissão e modelo para os 27 órgãos de identificação no Brasil, com novos elementos de segurança, incluindo um QR Code e uma zona de leitura automatizada.
Além disso, a nova identidade é física e digital, e o número do CPF agora é o número de registro nacional, garantindo segurança e uniformidade. Com essas inovações, a Carteira de Identidade Nacional se tornará o documento de identificação mais seguro do Brasil e do mundo.
A CIN é gratuita?
O Brasil adotou o modelo gratuito e obrigatório para a primeira via da Carteira de Identidade Nacional, tanto em papel quanto em formato digital, pelo aplicativo do Gov.br. Além disso, o cidadão não precisa pagar pela substituição dos documentos antigos pela nova Carteira de Identidade Nacional ou pelas renovações futuras.
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Quais são os benefícios da nova Carteira de Identidade Nacional?
- Unificação de dados — O cidadão terá um número de identificação único e o governo terá maior segurança na verificação da identidade do cidadão.
- Praticidade — A Carteira de Identidade pode ser acessada pelo celular, em versões física e digital, através do aplicativo do Gov.br.
- Mais segurança — O novo modelo de Carteira de Identidade apresenta um QR Code que permite verificar a autenticidade e o status do documento via smartphone.
- Documento de viagem internacional — A presença do código MRZ na carteira a torna um documento de viagem internacional.
Quais são os documentos exigidos?
Lembre-se de que você deve fornecer todas as informações que deseja que constem em seu documento, incluindo as obrigatórias e as opcionais. Os documentos exigidos são:
- Obrigatórios: Certidão (nascimento ou casamento), e para os brasileiros naturalizados, o certificado de naturalização.
- Opcionais: Cartão do SUS, Título, CNH, Carteira de Trabalho ou profissional, Pis/Pasep, nome social, símbolos de acessibilidade e informações específicas de saúde.
Como solicitar?
Como ainda está sendo implantada, a CIN está disponível apenas em alguns estados, então, para solicitá-la, é necessário fazer um agendamento on-line nos sites específicos de cada estado, levando os documentos exigidos.
Pessoas que já receberam a Carteira de Identidade Nacional impressa também podem obtê-la em formato digital pelo aplicativo do Gov.br, assim como já ocorre com a CNH. Após receber a versão física, o cidadão pode acessar a carteira digital no app.
Assista no video abaixo o tutorial sobe a emissão da Carteira de Identidade Nacional digital:
Os documentos de identidade não são mais válidos?
Os modelos antigos de documentos de identidade serão válidos até o dia 28 de fevereiro de 2032, e os estados são obrigados a adotar os padrões da Carteira de Identidade Nacional a partir de 6 de novembro de 2023.
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Estados habilitados à emissão do CIN
Competem aos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Até o momento, 11 estados brasileiros já estão aptos a emitir o novo documento: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
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