Brasil terá período de testes de jornada de trabalho de 4 dias por semana – Veja como funcionará!
Semana de quatro dias de trabalho acontecerá entre junho e dezembro de 2023, com empresas de todos os tamanhos podendo participar.
A partir de junho até dezembro de 2023, o Brasil se tornará o centro de um inovador experimento sobre a jornada de trabalho de quatro dias por semana. A organização sem fins lucrativos “4 Day Week” e a brasileira “Reconnect Happiness at Work” uniram forças para conduzir este estudo revolucionário.
Empresas interessadas terão a oportunidade de se inscrever e receber mentoria especializada a partir de agosto, visando a adoção deste modelo de trabalho já em setembro. O objetivo do experimento é avaliar os efeitos da redução da jornada de trabalho semanal no ambiente corporativo e no bem-estar dos funcionários.
Serão analisados indicadores-chave, como níveis de estresse, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade de funcionários. Para garantir uma abordagem rigorosa, a metodologia do estudo foi elaborada pela renomada universidade americana Boston College.
Benefícios do projeto 4 Days Week
Renata Rivetti, diretora da Reconnect, empresa especializada em inovação no ambiente de trabalho, está entusiasmada com a possibilidade de adoção da semana de trabalho de 32 horas. Para ela, essa mudança trará benefícios significativos tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
De acordo com Rivetti, a redução da carga horária semanal traz vantagens notáveis. Primeiramente, há um aumento significativo na produtividade dos funcionários. Ao terem mais tempo livre, eles conseguem se dedicar de forma mais focada e eficiente às tarefas, resultando em entregas de maior qualidade.
Leia mais:
- Futuro do trabalho: 5 empregos que estão surgindo graças à Inteligência Artificial
- 5 pequenos passos para controlar a ansiedade no trabalho – e combater o burnout!
Além disso, a semana de trabalho reduzida também se mostra como um diferencial importante na atração e retenção de talentos. Com a busca cada vez mais intensa por um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, os profissionais têm dado preferência a empresas que valorizam a qualidade de vida de seus colaboradores.
A possibilidade de ter mais tempo livre para atividades pessoais e convívio familiar se torna um fator determinante na escolha de um empregador.
Outro ponto destacado pela diretora é o envolvimento do cliente. Com colaboradores mais satisfeitos e engajados, a qualidade do atendimento e a capacidade de inovação da empresa tendem a aumentar, resultando em uma experiência positiva para os clientes. Renata Rivetti ainda ressalta que a redução da jornada de trabalho também traz benefícios para a saúde mental dos funcionários.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!