Saúde do pet: 7 sinais que podem indicar o início de uma doença!

A presença de vômitos, diarreia ou queda excessiva de pelos são indícios de que você precisa levar o seu pet ao veterinário imediatamente!

Manter a saúde do pet é crucial para garantir o seu bem-estar, entretanto, nenhum animal está livre de ser acometido por uma doença. Assim, saber reconhecer sinais de alerta precocemente é fundamental para ter um tratamento mais efetivo. Quer saber quais são os principais indícios de que a saúde do pet não vai bem? Acompanhe a leitura deste artigo!

7 sinais que podem indicar o comprometimento da saúde do pet

Apesar de ser fácil reconhecer um animal saudável, é necessário estar atento(a) para identificar sinais de alerta na saúde dos bichanos. Afinal, muitos comportamentos podem ser escondidos pelos pets devido ao seu instinto de sobrevivência e acabam passando despercebidos.

Diarreia

A diarreia em animais pode ter uma série de significados e impactam diretamente na saúde do pet. As causas podem ser variáveis, como toxinfecções alimentares, ingestão de objetos estranhos, parasitas (verminoses) e até mesmo envenenamento.

Entretanto, a própria diarreia prolongada pode levar a uma perda exagerada de líquidos e o aparecimento de desidratação, juntamente às suas consequências.

LEIA MAIS: 4 raças de cachorro para evitar se nunca teve um na vida

Icterícia

A icterícia acontece quando a pele e os olhos do cão se tornam amarelados, sendo indicativo de um problema hepático. Esses órgãos adquirem coloração amarelada devido ao acúmulo de bilirrubina no organismo, decorrente do mau funcionamento do fígado, sendo um problema grave para a saúde do pet.

Inapetência

A inapetência ou falta de apetite é um quadro que pode indicar a presença de uma doença no animal. Afinal, é comum que doenças ativas provoquem a ausência de apetite, como dores, infecções, alterações hepáticas e renais, e até mesmo doença do carrapato.

Letargia

Mudanças de comportamento normalmente indicam que algo não vai bem. Se o seu pet se tornou muito preguiçoso e recluso, o ideal é que você o leve imediatamente no veterinário para realizar exames e rastrear possíveis doenças.

Queda de pelos

A pelagem do animal muitas vezes reflete a presença de algum problema de saúde. Dessa forma, a queda excessiva de pelos ocorre quando há deficiências de nutrientes, infecções por bactérias, fungos e parasitas, e até mesmo câncer de pele.

Sangue nas fezes

Sangue nas fezes dos animais pode ser indicativo de hemorragia do trato gastrointestinal. Fezes com sangue vivo indicam sangramento no intestino grosso, já fezes escuras ou quase pretas significam sangramento nas regiões do estômago ou intestino delgado. Assim, essas alterações podem ocorrer em casos de úlceras, câncer ou intoxicações.

LEIA TAMBÉM: 5 coisas que os cachorros fazem que mostram amor por você

Vômitos

Se o seu pet iniciou um quadro de vômitos recorrentes, é hora de ligar o sinal de alerta! As causas prováveis são toxinfecções alimentares (provocadas pela ingestão de micro-organismos ou suas toxinas) ou o consumo acidental de objetos estranhos ao organismo.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também