San Martín de los Andes: descubra a rota gourmet na Patagônia
Os melhores restaurantes e experiências gastronômicas da região.
Quando se fala em Patagônia, o primeiro destino que vem à mente é Bariloche. Pois, na mesma região, San Martín de los Andes se coloca como um refúgio natural, sabia? Isso se dá sobretudo por ser cercada pelas montanhas majestosas, lagos cristalinos e florestas exuberantes. Mas, além da paisagem de tirar o fôlego, a cidade neuquina também é um destino gourmet em ascensão. Tanto que garante o seu lugar em uma rota gourmet patagônica.
Tudo porque San Martín de los Andes oferece aos visitantes uma fusão perfeita entre a culinária tradicional da região e as tendências globais. Quer saber como aproveitar ao máximo essa nova rota gastronômica? Continue lendo e descubra os sabores únicos que essa charmosa cidade patagônica tem a oferecer!
Explorando os sabores do centro de San Martín de los Andes
O ponto de partida ideal é sempre o centro da cidade. No coração da Avenida San Martín, por exemplo, você encontra o restaurante Doña Quela, um local que respira história, abrigando o salão do antigo Hotel Lácar.
A decoração vintage, com objetos antigos como fotos, talheres e malas, faz o cenário perfeito para saborear pratos da culinária regional moderna. Entre eles, bruschettas de cervo confitado e raviolões de truta. Ou seja, uma verdadeira viagem no tempo para os amantes da boa comida.
LEIA MAIS: 5 países que sabem equilibrar trabalho e lazer como poucos
Outra parada imperdível no centro é o Torino Bar & Bistró, dono de uma cozinha autoral que mistura técnicas internacionais com ingredientes locais. Entre os pratos mais populares estão o goulash de cervo com nhoques crocantes e a truta com molho de rum e maracujá. É sofisticação com um toque patagônico.
Sushi na Patagônia? Sim, por favor!
Embora você nem pense em cozinha oriental na Argentina, San Martín de los Andes também é um excelente lugar para os amantes de sushi. O Torino Bar & Bistró também foi pioneiro ao abrir a primeira barra de sushi da cidade.
Lá, o peixe fresco da região, como a truta, ganha destaque em combinações que incluem frutas finas e ingredientes defumados.
Outro local que se destaca pela criatividade nos rolinhos é o Pantera Bar Bistró. O restaurante oferece opções inovadoras como o roll com lâminas de bonito ou o “Gallardo”, com camarão, abacate e uma faixa picante no topo. Segundo o estabelecimento, é uma homenagem ao time de futebol River Plate.
Gastronomia dos hotéis
Mas, além dos restaurantes no centro, os hotéis de San Martín de los Andes também oferecem experiências gastronômicas que merecem ser exploradas, mesmo por quem não se hospeda neles.
Só para exemplificar, o Río Hermoso Hotel de Montaña, a 30 km da cidade, é uma excelente opção para almoço com vista para o rio que dá nome ao hotel. O cardápio foca em pratos regionais como cordeiro, cervo e truta grelhada. Tudo em um ambiente acolhedor e rodeado pela natureza.
No sentido oposto, na Rota 40, está o luxuoso Loi Suites Chapelco, o único hotel cinco estrelas da região. Com dois restaurantes que oferecem vistas incríveis para as montanhas e pinos, o resort convida para uma refeição sofisticada, com vinhos exclusivos da sua cava.
O boom do café de especialidade e a tradição do chá da tarde
San Martín de los Andes vive uma revolução no cenário dos cafés de especialidade. Só para ilustrar, nos últimos dois anos, o número de cafeterias cresceu, oferecendo aos visitantes uma nova experiência sensorial.
Uma das mais tradicionais é a Unser Traum, confeitaria que faz sucesso com tortas, cookies e uma variedade impressionante de doces. Para quem busca uma experiência completa, o chá para dois é uma excelente escolha.
Outro local icônico é a casa de chá Arrayán, que funciona e 1939. Com uma vista deslumbrante do Lago Lácar, o local é famoso por sua charmosa cabaña de madeira e blends de chá exclusivos, servidos com uma seleção de confeitaria artesanal.
LEIA TAMBÉM: 6 truques para conseguir um upgrade gratuito na viagem de avião
Artesanato e sabores para levar pra casa
No entanto, nenhuma viagem a San Martín de los Andes deve terminar sem levar um pouquinho da Patagônia com você. Entre os produtos que turistas mais procuram estão os embutidos artesanais de Don Emilio A casa ganhou fama com seus salames e linguiças de cervo.
Já para os fãs de doces, os chocolates artesanais da Pata Negra e as tradicionais chocolaterias Mamusia e Mamuschka são paradas obrigatórias. Além disso, o projeto social Puentes de Luz produz deliciosos doces de frutas finas, como framboesas e amoras.
Dá para encontrá-los em um stand no aeroporto, uma ótima opção para quem busca souvenirs com um propósito social.
San Martín de los Andes é mais do que um destino para os amantes da natureza, mas um paraíso gourmet esperando por você. Portanto, se quer descobrir novos sabores em um cenário de sonho, inclua a cidade patagônica no seu próximo roteiro de viagens.