Saiba o que fazer em caso de uma pane seca em apenas 4 passos!

Saiba quais ações tomar e quais métodos de segurança usar caso sua gasolina acabe em meio a estrada. Esses 4 passos podem salvar sua vida!

Viajar de carro é uma aventura divertida para muitos, mas pode ocorrer um imprevisto quando menos esperamos. Ficar sem gasolina é uma situação comum, mas agir com calma e segurança pode transformar esse contratempo em uma experiência controlada.

Pensando nisso, separamos aqui 4 passos essenciais que todo motorista deve seguir em caso de pane seca (quando seu carro fica sem combustível na estrada).

O que fazer em caso de pane seca?

1. Faça uma parada segura

Ao perceber que o ponteiro do combustível chegou a zero, a primeira ação é parar com segurança. Isso significa escolher um local afastado do tráfego e com espaço suficiente. Acione os sinais de direção para alertar os outros motoristas e permitir que todos reajam.

Se a situação ocorrer em uma rodovia movimentada, vá para a faixa da direita e para o acostamento.

LEIA MAIS: Essas 8 dicas irão te salvar caso você faça uma viagem de carro

2. Acione a sinalização de emergência

Após estacionar de forma segura, é hora de sinalizar a situação. Ligue imediatamente as luzes de emergência. Isso ajuda a mostrar a todos que há um problema adiante e que atenção redobrada é necessária. Ligue as luzes de sinalização para evitar qualquer acidente.

3. Avalie a situação ao seu redor

Com as luzes de emergência ligadas, tire um momento para avaliar a situação. Se você tiver triângulo de emergência, use-o para garantir uma visibilidade ainda maior do seu veículo. Posicione-os estrategicamente, seguindo as orientações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

É recomendável posicionar o triângulo a pelo menos 30 metros do veículo, ou então usar o limite de velocidade da estrada como referência, por exemplo, se o limite for de 70 km/h, o triângulo deve estar a 70 m do carro.

LEIA MAIS: Capture o momento: 10 ideias para fotos de viagem!

Também avalie a segurança do local. Se estiver em um trecho relativamente seguro, é aconselhável permanecer no carro, com o cinto de segurança afivelado, até que a ajuda chegue. Se o local não for seguro, saia pelo lado oposto ao trânsito para diminuir o risco de acidentes.

4. Chame a assistência

Com a situação sob controle e a segurança garantida, é hora de chamar a assistência. Use o seu telefone para entrar em contato com os serviços de emergência da Polícia Rodoviária Federal. Forneça a sua localização e explique a situação, garantindo que a ajuda adequada esteja a caminho.

Você pode gostar também