Rios, florestas, aeroportos… Estes países não possuem coisas comuns no Brasil!

Conheça os países que são extensos em suas áreas mas não possuem determinadas coisas.

Existem muitos países que lideram em tecnologia, economia e política, mas acabam falhando em prover algo tão básico quanto um aeroporto. Parece impossível, não é? Mas essa realidade pode ser algo bastante presente em algumas nações.

Você vai descobrir, a partir de agora, quais desses países, conhecidos por sua influência global, acabam deixando a desejar com a falta de certas estruturas essenciais. Saiba também quais são os tipos de necessidades presentes nesses lugares. Confira!

Chuva

Alguns lugares do mundo enfrentam escassez extrema de chuva, como a Líbia, que mesmo tendo uma área de 1.759.541 km², é o segundo maior país com precipitação mínima.

Chade, com seus 1.284.000 km², reforça essa tendência. Muitas de suas regiões recebem menos de 50 mm de chuva por ano, e em algumas áreas, os anos podem passar sem nenhuma chuva.

Terras agricultáveis

Embora a agricultura seja uma parte indispensável da vida em muitos países, existem aqueles que têm uma extensão significativa de terra sem qualquer destinação agrícola.

Mônaco, um pequeno principado com apenas 2,08 km², surpreende como o segundo maior país sem terras agrícolas. Em contraste, Singapura, com uma área de 734,3 km², não possui nenhuma plantação.

Patrimônios mundiais da UNESCO

A UNESCO designa sítios do patrimônio mundial em todo o mundo, mas algumas nações simplesmente estão ausentes desta lista. Temos como exemplo o Sudão do Sul, um lugar que não possui nenhum Patrimônio Mundial da UNESCO.

A Somália, por exemplo, com 637.657 km², é o maior país do mundo sem um Patrimônio Mundial da UNESCO dentro de suas fronteiras.

Litoral

Para as nações costeiras, a proximidade do mar é algo primordial para o comércio e o desenvolvimento.

No entanto, algumas nações carecem completamente de litoral. A Mongólia, com seus 1.564.116 km², é o segundo maior país sem litoral. Mas, o título de maior país sem litoral vai para o Cazaquistão, com sua vasta área de 2.724.900 km².

Rios

Não é novidade compreender que a presença de rios é essencial para o desenvolvimento dos países, mas alguns não têm rios naturais permanentes.

O Iêmen, com sua área de 555.000 km², é o segundo maior país do mundo sem rio. Enquanto a Arábia Saudita, com seus 2.149.690 km², é o maior país sem rios naturais permanentes.

Florestas

Desempenhando um equilíbrio ecológico indispensável, as florestas também deixam de existir em certos lugares. Por mais inacreditável que isso pareça!

Omã, com seus 309.500 km², é a segunda maior nação do mundo sem floresta. A Groenlândia, com uma imensa área de 2.166.086 km², é a maior nação sem florestas.

Aeroportos

Em um mundo tão conectado, os aeroportos são mais do que indispensáveis. Fazem parte de todo o contexto. No entanto, alguns países não possuem aeroportos próprios.

Liechtenstein, com uma área total de apenas 160 km², é o segundo maior país do mundo sem aeroporto. Enquanto isso, Andorra, com 467,63 km², é a maior nação do mundo sem acesso a um aeroporto próprio.

Forças armadas

Enquanto muitos países têm forças armadas, algumas nações utilizam outros recursos para garantir a sua segurança. Como exemplo disso, temos o Panamá, com 75.417 km², que é o segundo maior país do mundo sem um exército permanente.

A Islândia, com seus 103.125 km², é a maior nação do mundo que não possui um exército permanente.

Você pode gostar também