Nova descoberta pode retardar o envelhecimento – Entenda como funciona!
Nova descoberta pode retardar o envelhecimento: entenda como funciona!
Uma descoberta recente de uma universidade na Alemanha gerou muitas esperanças devido ao seu potencial de retardar o envelhecimento. Esses avanços científicos consistem basicamente na transcrição de genes e nos fatores que interferem neste processo. Acompanhe a leitura deste artigo e confira mais detalhes!
O que é transcrição de genes e qual a relação com o envelhecimento?
A transcrição de genes é o processo pelo qual uma célula faz uma cópia do seu DNA. À medida que envelhecemos, esse processo se torna mais rápido, contribuindo para o envelhecimento e tornando-o mais suscetível a erros.
Assim, a transcrição carrega uma informação genética, que determina a saúde de todas as nossas células. A depender do gene ativado, uma célula pode ou não desenvolver algum tipo de problema, replicado em transcrições posteriores.
Os fatores que podem interferir negativamente nesse desfecho são: fumo, radioatividade, álcool, inatividade física e alimentação inadequada, por exemplo.
LEIA MAIS:
- Cinco raças de cães ideais para alegrar a vida dos idosos – Veja a lista!
- Acima dos 50 anos e quer trabalhar? Estas profissões podem ser as melhores para você!
Descoberta que pode retardar o envelhecimento
A estrutura responsável por realizar essas cópias é chamada de RNA Polimerase II, e é esta que realiza uma transcrição mais acelerada. Portanto, devido ao processo mais ágil, a RNA Polimerase II comete mais erros, o que leva a resultados desfavoráveis.
Então, os cientistas resolveram estudar como reduzir essas cópias negativas e investigaram as dietas de baixa caloria. Assim, a análise em animais concluiu que uma dieta de baixa caloria foi capaz de reduzir a atividade da RNA Polimerase II, retardando o envelhecimento e, consequentemente, o número de erros.
Desse modo, os animais que tiveram uma menor atividade da RNA Polimerase II viveram de 10 a 20% mais do que o outro grupo. Posteriormente, o teste foi feito em células jovens e velhas in vitro, em que foram obtidos os mesmos resultados.
No entanto, é importante ter cautela no momento de interpretar os resultados, afinal, a restrição calórica não é para todos os indivíduos. Os resultados afirmam que ter uma dieta saudável ou uma restrição calórica para quem necessita reduziria a quantidade de erros na transcrição de genes.
Portanto, a prevenção do câncer e de outras doenças tardias pode ser um dos benefícios de uma dieta adequada, além da melhora do envelhecimento!
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!