Jamais faça isso durante uma refeição japonesa – ou parecerá ofensivo!
Evite insultos à mesa.
A etiqueta à mesa é uma parte importante da cultura japonesa e existem muitas regras, por exemplo, relacionadas aos hashis. Por isso, vamos apresentar aqui algumas regras ao comer com hashis.
Sinais de ofensa
Embora possa ser comum quebrar os waribashi descartáveis e esfregá-los juntos, essa prática é vista como um insulto em restaurantes japoneses e ao comer com anfitriões de origem nipônica.
Isso ocorre porque essa prática, conhecida como “kosuribashi”, é um sinal de que o restaurante é de baixa qualidade ou barato. No Japão, os hashis são um símbolo da ponte entre o humano e o divino, sendo importante respeitar a cultura ao usá-los.
LEIA MAIS:
- 5 regras de etiqueta no avião que nunca devem ser quebradas
- Etiqueta no ônibus: 4 regras que não devem ser quebradas!
Há outras regras também. Não é correto deixá-los em pé em um recipiente com arroz, pois é semelhante à apresentação do alimento durante um ritual funerário budista. Também não é recomendável perfurar a comida com os hashis ou segurar um em cada mão como faria com um garfo e uma faca.
Como usar corretamente
Para usar os hashis corretamente, segure-os com três dedos e apoie-os no dedo anelar. Ao segurá-los dessa forma, você terá mais controle sobre eles e poderá usá-los para comer com mais facilidade e sem fazer uma bagunça.
Lembre-se de que as regras de etiqueta são importantes na cultura japonesa, e segui-las ao comer com hashis é uma forma de respeitar as tradições do país. Ao fazer isso, você poderá desfrutar de uma experiência mais agradável e respeitosa ao jantar em um restaurante nipônico.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!