Regras de bagagem de mão na LATAM ficam mais rígidas; veja o que muda!

A companhia informou que fiscalizará o respeito às medidas e peso das bagagens antes do embarque

Quem viaja frequentemente sabe o quão desafiador pode ser organizar tudo na mala, não é mesmo? Especialmente após as restrições e taxas nas franquias. E saiba que a situação pode ficar ainda mais complicada! Recentemente, foi anunciado que as regras para bagagem de mão na LATAM podem se tornar mais rigorosas.

Conforme o anúncio feito pela companhia no último dia 15 de agosto, as equipes agora realizarão verificações para garantir que todos os clientes estejam em conformidade com as diretrizes para bagagem de mão.

Como parte dessa iniciativa, a empresa implementará uma taxa para o despacho de malas que excedam a quantidade ou dimensões permitidas pela tarifa.

Saiba mais sobre as novas regras de bagagem de mão da LATAM e se outras companhias também adotarão medidas mais rígidas.

LEIA MAIS: Aeroporto: Veja 3 itens de vestuário que podem te barrar na segurança!

Novas regras de bagagem de mão na LATAM

A princípio, as bagagens de mão são acomodadas no interior da cabine da aeronave. No entanto, considerando a segurança, a empresa reserva-se o direito de limitar o peso e o conteúdo. Nessas circunstâncias, poderá ser solicitado o despacho das bagagens no compartimento de carga da aeronave.

Assim sendo, se um passageiro exceder os limites pré-definidos, poderá ser obrigado a despachar sua mala e, além disso, estará sujeito a uma multa por parte da companhia.

Mas afinal, quais são os limites para bagagem de mão na LATAM? Inicialmente, cada passageiro tem permissão para transportar até 10 kg de bagagem de mão na LATAM sem custo adicional. Nas cabines Premium Economy e Premium Business, entretanto, é permitido até 16 kg.

Além disso, existem requisitos quanto às dimensões das malas, estabelecendo um limite de 55 cm de altura x 35 cm de comprimento x 25 cm de largura (altura x comprimento x largura), incluindo alças, rodinhas e bolsos externos. Além da mala de mão, é possível transportar um item pessoal sem custo, como uma bolsa compacta, uma pasta profissional ou uma mochila para laptop.

A LATAM, por sua vez, estipula que, para esse item, é necessário respeitar as medidas máximas de 45 cm de altura x 35 cm de comprimento x 20 cm de largura. Por fim, esse item deve ser guardado sob o assento.

Políticas de outras companhias aéreas

Tudo indica que a Gol e a Azul também irão intensificar as fiscalizações das bagagens de mão, seguindo o exemplo da LATAM. Na Gol, as dimensões máximas são de 35 cm de largura x 55 cm de altura x 25 cm de profundidade.

Já a Azul aceita malas, bolsas e mochilas com dimensões de até 55 cm de altura x 35 cm de comprimento x 55 cm de largura.

LEIA TAMBÉM: 4 piores problemas que podem acontecer num aeroporto

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é proibido transportar na bagagem de mão itens como armas de fogo, armas de pressão, armas de choque elétrico ou químico (incluindo réplicas ou brinquedos), estilingues, sprays de pimenta, ácidos ou substâncias neutralizantes, machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas com comprimento superior a 6 cm.

Em voos internacionais, vale ressaltar que frascos contendo líquidos acima de 100 ml não estão autorizados a serem transportados.

A Anac também enfatiza a importância de as companhias aéreas comunicarem essas diretrizes nos contratos de transporte dos passageiros.

Gostou deste conteúdo e quer ver mais semelhante? Acesse o Google Notícias e clique em “✩ Seguir” para ficar por dentro de todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também