Recall pendente vai proibir o licenciamento do veículos: Entenda a nova regra!

Entenda porque o licenciamento não será possível!

O recall é uma das questões mais importantes para quem é proprietário de um veículo. Isso porque é no recall onde problemas que podem atrapalhar o funcionamento do veículo, principalmente a longo prazo ou em caso de acidentes, são consertados!

Assim, normalmente as próprias montadoras divulgam o comunicado da necessidade de um recall. E ele é inteiramente gratuito para o proprietário do veículo, já que é um problema de fábrica, que não foi percebido pelas montadoras durante a confecção do automóvel.

Porém, se por algum motivo você não encaminhar seu carro para o recall, caso ele esteja pendente, você pode ser impedido de realizar o licenciamento. Entenda abaixo como isso funciona.

É uma decisão do CTB em relação ao recall pendente

O Código de Trânsito Brasileiro, determinou em abril de 2021 que todos os motoristas que não tenham comparecido ao recall solicitado pelas montadoras no período, não poderão realizar o licenciamento do veículo no ano vigente.

Dessa forma, os veículos que não possuam o licenciamento poderão sofrer as sanções decorrentes. Caso o recall não tenha sido feito, existirá uma notificação no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), tanto no físico quanto no digital.

Com isso, você pode consultar se há pendências sobre seu veículo. E assim, correr para uma loja autorizada para realizar o recall e dar baixa no sistema de licenciamento.

Caso o licenciamento não seja pago

O licenciamento é o atestado de que o veículo está regularizado. Portanto, é uma autorização para que seja possível utilizá-lo livremente pelo Brasil. O valor do licenciamento muda a depender do estado, e pode ser pago juntamente ao IPVA.

Entretanto, caso o pagamento não seja feito, o motorista recebe uma multa por infração do tipo gravíssima, sendo de R$ 293,47, e perde 7 pontos da sua carteira de habilitação. Além do mais, o carro sofrerá apreensão.

A única exceção é se caso o motorista quite todas as pendências do veículo, incluindo o licenciamento, o carro poderá ser liberado sem necessidade de ser guinchado. Essa mudança passou a valer desde 2021, através da lei 14.299.

Para mais notícias sobre o tema, basta clicar aqui!

Você pode gostar também