Veja as razões para seu cartão de crédito ser cancelado – e se isso é permitido!

Existem alguns motivos mais comuns que fazem com que o banco cancele o seu cartão

Quando usado com sabedoria, um cartão de crédito pode se tornar um excelente aliado para levar uma vida financeira saudável, mas existem várias circunstâncias que farão com que o banco cancele seu cartão.

Por isso, confira neste artigo algumas razões para seu cartão ser cancelado.

Motivos para ter o cartão cancelado

Existem inúmeras razões que provocam o cancelamento de um cartão de crédito, mas o mais frequente é o não uso. Quando um cliente não utiliza o serviço por pelo menos 12 meses consecutivos, o banco pode efetuar o seu cancelamento, uma vez que você demonstrou que não precisa dele ou não tem interesse no mesmo.

LEIA MAIS: Cartão de crédito para negativados – Confira esta seleção!

No entanto, existem outros fatores que podem levar ao cancelamento de um cartão de crédito, como ter CPF (Cadastro de Pessoa Física) negativado, documentação pendente, irregularidade na documentação, violação dos termos de serviço, falta de pagamento, transações suspeitas, dentre outras.

Cancelamento sem justificativa

Há também casos em que o banco cancela o cartão de crédito sem uma boa razão. Um consumidor que está pagando uma compra pode se surpreender ao encontrar seu cartão de crédito bloqueado sob o pretexto de desinteresse comercial. Tal argumento é absurdo.

O Art. 39 do Código de Defesa do Consumidor atribui como prática abusiva a suspensão ou cancelamento de produtos ou serviços de um cliente que vem cumprindo com as obrigações contratuais.

LEIA MAIS: Como conseguir o cartão do Caixa Tem? Veja o que ele oferece!

Dessa forma, há muita confusão quando o cancelamento é descoberto após tentativas de compra sem sucesso. Os tribunais reconhecem os danos causados ​​aos consumidores e acumulam decisões favoráveis.

Nesses casos, os juízes concluem pela ilegalidade da ação e estabelecem multas caso a instituição financeira não respalde a notificação prévia do consumidor.

Se você gostou deste conteúdo e quiser conhecer outros artigos como este é só acessar nosso site Rotas de Viagem!

Você pode gostar também