Quer viajar com sua scooter? Confira esses pontos de atenção e não seja surpreendido!
Alternativa à tradicionais motocicletas, as scooters também podem ser utilizadas em sua viagem.
Scooters são considerados mais seguros do que motocicletas porque o motorista é limitado pela capacidade do motor. Motores maiores deslocam mais e, portanto, produzem maior potência e velocidade.
Os pequenos tamanhos de motores de scooters evitam que o motorista atinja velocidades de rodovia. Elas também são mais leves e simples de operar do que uma motocicleta, o que as torna convenientes.
No Brasil, os requisitos de idade para operar uma scooter são similares ao da CNH. Pessoas com idades a partir dos 18 anos podem dirigir uma motocicleta ou scooter.
LEIA MAIS: 5 motos campeãs em economia de combustível em 2021 – Confira a lista!
O que verificar antes de pegar a estrada
Aqui o checklist não é diferente daquele costumeiro que todo motorista deve fazer antes de viajar com sua motocicleta. Veja alguns pontos a serem verificados.
Estrutura: A estrutura da scooter está em boas condições? Observe quaisquer danos antes de sair para a rodovia.
Pneus: estão devidamente inflados?
Freios: os freios funcionam? Teste-os antes de sair. Se os freios tocarem nas alças sem serem pressionados, peça uma scooter diferente.
Ignição: a ignição está danificada? A scooter liga?
Luzes: teste os indicadores de direção, faróis altos e medidores.
Segurança e infrações
Dirigir uma scooter envolve tantos riscos quanto dirigir um carro. Devido ao seu tamanho, as scooters são difíceis de ver pelos motoristas de automóveis, portanto, fique visível, acompanhe o trânsito e evite estradas onde não é possível atingir o limite de velocidade devido à potência do veículo.
É importante lembrar que você pode levar uma multa se andar em velocidade 50% menor que a da via que você está trafegando (art. 62 do Código de Trânsito Brasileiro), portanto atente-se, pois, a depender da potência da sua scooter, não será possível viajar com ela.
Dê preferência aos modelos de 250 cc, 300 cc ou mais, que atingem com tranquilidade velocidades acima dos 100km/h. Scooters de 150 cc ou 160 cc, também servem, porém deixam a desejar no momento da ultrapassagem e podem representar um risco a mais.
De modo geral, as scooters são uma maneira segura, econômica e divertida de explorar um novo lugar.