Quer mudar de país? Antes, confira estes prós e contras de morar fora!

Um resumo dos prós e contras de morar fora, incluindo contato com novas culturas e idiomas, além da saudade de casa

Muita gente, seja estudante ou pessoas já prestes a se aposentar, planeja viver no exterior. Porém, mudar de país não é uma decisão a ser tomada sem pensar e, sem dúvidas, exige planejamento e muita reflexão. Por isso, separamos alguns prós e contras de morar fora para, assim, te ajudar neste processo.

Claro que a gente sempre pensa nas mudanças que gostaria de fazer na vida. Sejam sonhos antigos ou novas oportunidades de trabalho, por exemplo. Sem falar na qualidade e segurança, bens tão valiosos hoje em dia.

Embora haja, sim, uma série de vantagens em viver em outro país, uma mudança tão radical exige uma análise cuidadosa dos dois lados da balança. Vem ver, então, os prós e contras de morar fora para que seu processo decisório seja mais acertado.

Prós e contras de morar em outro país: começando pelas vantagens

Viver em um clima diferente, mergulhar em outra cultura ou criar sua família em outro país onde há grandes oportunidades. Estes são apenas alguns dos motivos que levam tanta gente a expatriar. Por isso, começaremos pelas vantagens em morar fora.

LEIA MAIS: Choque de idiomas! Veja a palavra que turistas não conseguem pronunciar no Brasil

Mudança de clima

Geralmente, quem mora em países frios quer se livrar dos invernos rigorosos. Por outro lado, há quem queira fugir das altas temperaturas tropicais. Logo, este é um dos prós em morar fora, ou seja, a oportunidade de viver em clima diferente.

Equilibrar vida pessoal e trabalho

Embora isso seja muito relativo e dependa tanto da profissão quanto da empresa, muitos países possuem regras mais flexíveis quanto à jornada de trabalho. Na Espanha e Alemanha, por exemplo, há priorização ao tempo de lazer e até testes que reduzem os dias de trabalho durante a semana.

Além disso, há benefícios, como licença paternidade, férias remuneradas e outros que melhoram a qualidade de vida sem, no entanto, deixar o profissional de lado.

Aprender um novo idioma é um super pró em morar fora

Você pode ser um brasileiro morando em Portugal, um inglês vivendo na Austrália… sempre haverá novidades quanto a idiomas. Imagine se mudar para um país que fala uma língua totalmente diferente! No dia a dia, você aprimora suas habilidades e potencializa oportunidades de carreira.

Conhecer uma nova cultura

Da mesma forma que aprender um novo idioma, um dos prós em morar fora é, com certeza, mergulhar na cultura do país. Isso vale para costumes, culinária, educação e hábitos cotidianos. E, quando você vai para uma nação que acolhe imigrantes diversos, a expansão cultural é ainda maior.

Entre prós e contras de morar fora, mudar de ares faz bem

Antes de tudo, é preciso lembrar das qualidades em viver no próprio país, como cultura, família, amigos e a própria zona de conforto. Mas, os brasileiros, por exemplo, estão meio fartos de problemas relacionados a segurança, política e oportunidades.

Por isso, entre os prós e contras de morar fora, uma das vantagens é, sobretudo, mudar de ares. Vale pesquisar países nos quais a economia é mais estável, haja boas oportunidades de trabalho e, claro, segurança.

Acesso à educação

Seja você um estudante, seja alguém que busca educação de qualidade para suas crianças ou adolescentes, entre os prós e contras de morar é a oportunidade de estudar bem. Alguns países, a princípio, são bem conhecidos pelo sistema educacional, como Irlanda e Suíça.

Também, aqueles que facilitam o acesso ao ensino superior ou pós-graduação, como Portugal, Espanha, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.

Os salários estão entre os prós e contras de morar fora

Inicialmente, muitas pessoas partem para Europa e Estados Unidos, por exemplo, em busca de melhores salários, principalmente pelo valor da moeda. Porém, há um fluxo grande de profissionais transferidos por empresas para outros países, bem como aqueles que encontram excelentes oportunidades em suas áreas no exterior.

Fazer novos amigos

Entre os prós e contras de morar fora, é preciso destacar, sobretudo, a possibilidade de fazer novas amizades. Sobretudo, porque você sai da sua bolha e, para não viver em verdadeiro isolamento e solidão, precisa conhecer gente nova. Inclusive para formar uma rede de apoio.

Viver uma nova experiência

É fácil viver fora? Não, como você verá adiante, há sim o outro lado da moeda. Mas, lembre-se de que você vive apenas uma vez, então a oportunidade de se mudar para o exterior apresenta novas perspectivas, conhecer a si mesmo e novas culturas.

LEIA TAMBÉM: Ciladas turísticas: Conheça 9 atrações famosas que decepcionam viajantes!

Prós e contras de morar fora: agora, as desvantagens

Como tudo tem dois lados, chegou a hora de conhecer algumas das desvantagens em viver no exterior. Quais são os contras de morar no exterior?

Deixar amigos e familiares para trás

Esse é, sem dúvidas, um dos itens mais importantes quando analisamos os prós e contras de morar fora. Principalmente quem é muito apegado a amigos e familiares, precisa analisar se tem suporte emocional para enfrentar a distância e a saudade que, acredite, aperta! Por outro lado, os voos e até videochamadas ajudam a reduzir essa angústia.

As saudades de casa

Você pode falar mal do seu país, dizer que não aguenta mais a família ou amigos, mas tenha certeza de que, ao morar fora, terá saudades disso tudo. Além disso, ao se mudar para o exterior, deixa tudo o que é familiar para trás. Logo, é normal sentir falta.

Sabe o que você pode fazer? Cozinhar seu prato favorito, chamar família e amigos para uma videochamada e até buscar bares ou comunidades do seu país onde estiver morando.

Documentação: um dos maiores contras de morar fora

Se você quer viver bem e trabalhar em uma boa empresa, sem dúvidas precisa de documentação. Aliás, a maioria dos países exige vistos e permissão de trabalho. Logo, o ideal é providenciar isso com a maior antecedência possível, mesmo porque, em alguns lugares, os requisitos são extensos.

Ademais, você iniciará uma nova vida fora e, consequentemente, precisará de documentos específicos daquele país. Isso é fundamental para ter acesso a serviços básicos, mesmo de saúde.

O processo de mudança

A mudança de país, em si, é estressante. Pensar no que vai levar, onde deixa o que ficar, burocracias, encontrar uma casa, conhecer os meios de transporte e a própria adaptação. Quer uma dica? Se puder, contrate uma consultoria ou empresa de relocation para tornar tudo mais fácil.

Acesso à saúde

Principalmente brasileiros, que têm acesso a serviços públicos de saúde e vacinação, levam um susto com a primeira conta do hospital quando precisam de atendimento. Em muitos países, a saúde custa caro e, nem sempre, a prestação de serviço é das melhores.  Por isso, tente contratar um seguro privado.

A barreira do idioma

Ao mesmo tempo em que pode aprender uma nova língua, até que isso aconteça, você enfrenta, sim, dificuldades com o idioma. No entanto, alguns recursos fantásticos ajudam a romper esta barreira, como aplicativos de tradução.

LEIA MAIS: As melhores atrações turísticas do mundo – e as piores – para visitar; veja quanto custam!

Choque cultural

Inegavelmente, entre os prós e contras de morar fora, está a imersão em uma nova cultura. Por outro lado, pode enfrentar alguns choques pela diferença de costumes e precisa mesmo cuidar para não cometer gafes graves. Ainda que essa adaptação faça parte da sua nova vida, pesquise antes de se mudar para que isso seja menos difícil.

Então, diante dos prós e contras de morar no exterior, a experiência vale a pena? Sim, basta que você se planeje, pesquise e, sobretudo, se conheça. As vantagens superam as desvantagens, apesar dos desafios que vêm pela mudança. E, se tudo não der certo, seu país estará de braços abertos para te receber de volta.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos sobre viver no exterior? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também