Quando posso parar de pagar o IPVA? Veja em cada estado!

Confira as regras para isenção desse imposto.

Os carros são muito práticos, mas, ao mesmo tempo, podem ser bem custosos. Afinal, os motoristas precisam se preocupar com combustível, manutenção, troca de peças e impostos. Felizmente, alguns veículos são isentos do último item citado, mas precisam seguir alguns critérios. Quer saber quais são eles? Conheça agora quais veículos estão isentos do IPVA em 2023.

O que é IPVA?

O Imposto Sobre Veículos Automotores (IPVA) é um tributo que proprietários de veículos devem pagar todos os anos. Porém, seu valor pode mudar conforme o ano do veículo e o modelo, além de contar com uma variação de 1,5% a 4%. Além disso, a forma de pagamento pode variar em cada estado, com a possibilidade de pagá-lo integralmente ou parcelado ao longo do ano.

LEIA MAIS: Veja como pagar o IPVA utilizando o cartão de crédito!

Dessa forma, o município, o estado e o Governo Federal dividem entre si todos os recursos arrecadados. De forma obrigatória, eles investem esses valores para melhorar diversos serviços públicos e em diferentes setores, como saúde, educação e segurança. Logo, ao contrário do que muitos pensam, o IPVA não é destinado apenas para conservação de rodovias.

Quais veículos estão isentos do IPVA em 2023?

Como os termos podem variar de acordo com cada estado, os veículos que sofrem isenção não são os mesmos. Nesse caso, é importante ficar atento aos seguintes requisitos:

  • Isenção com 30 anos ou mais de fabricação: Santa Catarina;
  • Isenção com 23 anos ou mais de fabricação: Alagoas;
  • Isenção com 20 anos de fabricação: Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo;
  • Isenção com 18 anos de fabricação: Mato Grosso;
  • Isenção com 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • Isenção com 10 anos de fabricação: Acre, Rio Grande do Norte e Roraima.

Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também