Quais são as 9 cidades mais antigas da América Latina? Conheça!
Uma viagem pelos destinos mais antigos e apaixonantes da região
As cidades mais antigas da América Latina, inegavelmente, nos abrem uma janela única para o passado. Afinal, preservam não só a riqueza cultural, mas também as transformações que moldaram a vida contemporânea na região. Mas, você sabe quais são elas? Embarque conosco nessa viagem pelas nove cidades que ajudam a contar a história latinoamericana.
Quais são as 9 cidades mais antigas da América Latina?
A riqueza de cada lugar se origina do equilíbrio entre sua relevância histórica e cultural, somado aos avanços e traços de seu povo. E, convenhamos, basta uma olhada nas populações mais antigas da América Latina para comprovar esta riqueza. Muito disso se reflete nestas cidades:
Cholula, México
A antiga “Vieja Cholula” não é apenas uma das cidades mais antigas da América Latina, mas a mais antiga do México. A princípio, surgiu a partir de uma pequena aldeia que, com o passar do tempo, se transformou em um importante centro regional. Inicialmente, ficava ao lado de um lago que atualmente não existe mais.
Estima-se que o declínio de Cholula ocorreu pouco depois do século VII d.C., mesmo período do abandono do templo dedicado a Quetzalcóatl. No entanto, quando os espanhóis chegaram, perpetraram o massacre da cidade, acabando com a vida de mais de 6000 habitantes locais.
Cuzco, Peru, é uma das cidades mais antigas da América Latina
Uma das cidades que integra o roteiro pelo Vale Sagrado, Cuzco, entre os anos 900 e 1200 a.C., abrigava a comunidade killke. Teoricamente, no século XIII, os incas chegaram e estabeleceram o Saksaywaman, o complexo que fica nos arredores.
No entanto, há registros que indicam que a construção deste complexo foi construído por volta do ano 1100, ainda pela comunidade killke. Seja como for, atualmente, Cuzco é um dos destinos mais populares em toda a América Latina.
Vale frisar, entretanto, que isso se deve não apenas a Machu Picchu, mas também à rede ferroviária que a rodeia e sua extraordinária gastronomia.
Flores, Guatemala
Originalmente conhecida como Tayasal ou Petén, com o tempo adotou o nome de Flores. No entanto, muita gente ainda a chama pelos nomes ancestrais. Seus habitantes eram os itzáes, pertencentes à civilização maia.
Durante a época da conquista, houve a completa destruição da cidade. No entanto, os restos de suas estruturas serviram de base para construir o centro histórico que ainda se mantém de pé.
Cajamarca, Peru
Mais uma das cidades mais antigas da América do Sul, no Peru. Antes da chegada dos incas, quem vivia na região de Cajamarca eram os Kaxa Marca. A princípio, este povo se assentou por lá por volta dos anos 1320. No entanto, sua importância cresceu ao se incorporar ao Tahuantinsuyo, o extenso império incaico.
Cajamarca fica em um dos vales mais amplos do Peru, formado pelos rios Mashcón e Chonta. Atualmente, os habitantes locais ainda chamam o lugar de San Antonio de Caxamarca.
Uma das cidades mais antigas da América Latina é Santo Domingo, República Dominicana
A capital dominicana nasceu no ano de 1496 com Bartolomé Colón. Até então, constitui o assentamento mais antigo e permanente daqueles que os europeus estabeleceram na América.
Além disso, foi a primeira capital e o primeiro castelo construídos no continente, tornando-a o centro cultural mais destacado do país.
San Juan, Porto Rico
Durante as viagens de exploração de Cristóvão Colombo, a ilha foi avistada e nomeada San Juan Bautista. Logo, a região se tornou a base militar espanhola mais destacada do continente, embora sua formalização como tal só tenha ocorrido em 1508.
Nesse ano, a coroa espanhola designou Juan Ponce de León como o primeiro governador da ilha. Isso, então, atraiu numerosos colonos para o território conhecido na época como Caparra.
Nombre de Dios, Panamá
Uma das cidades mais antigas da América Latina tem, também, uma das primeiras populações estabelecidas pelos conquistadores europeus nas Américas. A princípio, a fundação de Nombre de Dios foi como colônia espanhola por Diego de Nicuesa, em 1510. Porém, devido a problemas de organização, foi abandonada até 1519.
Baracoa, Cuba
Esta vila fica entre montanhas majestosas e paisagens impressionantes, tão marcantes que cativaram Cristóvão Colombo. No ano de 1511, o conquistador Diego Velázquez tornou-se seu governador.
Diz-se que as descrições detalhadas de Colombo foram fundamentais para que Velázquez a reivindicasse como sua. Assim, deu origem ao nome de Nossa Senhora da Assunção de Barcos.
Puerto Píritu, Venezuela
A localidade foi estabelecida em 1513 com o nome de Manglar, mas permaneceu abandonada até o ano de 1566. Foi então que surgiu Píritu. Em 1652, os franciscanos conseguiram se estabelecer na área com o objetivo de realizar trabalhos de evangelização.
Atualmente, a economia da região baseia-se principalmente na pesca e no comércio, embora o turismo tenha aumentado recentemente.
Você conhece alguma das cidades mais antigas da América Latina?