Proteja seus olhos: 5 erros a evitar se você usa lentes de contato!
Se você usa lentes de contato, pode estar cometendo um ou mais desses erros que colocam seus olhos e sua visão em risco
A higiene adequada das lentes de contato não deve ser negligenciada jamais. Quando você não cuida delas, corre o risco de ter uma série de problemas de saúde ocular que variam de leves e temporários a graves e permanentes.
As infecções oculares devido ao mal cuidado das lentes podem levar a danos irreversíveis à sua visão, como cicatrizes na córnea, necessidade de transplantes e muito outros. As lentes de contato são uma forma segura e eficaz de correção da visão quando você evita estes cinco erros comuns. Confira!
5 erros graves que você não pode cometer com suas lentes de contato
Dormir com as lentes
Para funcionar de maneira ideal e combater a infecção, seus olhos precisam de hidratação e oxigênio. Quando você está acordado, piscar mantém os olhos lubrificados e suas lágrimas transportam oxigênio por toda a superfície dos olhos. Porém, quando estão fechados à noite, isso reduz ainda mais o oxigênio que chega aos olhos.
Você pode estar exausto à noite, mas deve demorar apenas um minuto para remover suas lentes antes de dormir. Se adormecer com elas, certifique-se de colocar algumas gotas antes de removê-las. Entre em contato com o oftalmologista se tiver alguma dor, vermelhidão ou visão embaçada.
LEIA MAIS: 5 sinais de que você precisa usar óculos mas não sabe – Confira!
Tocar nas lentes com mãos sujas
Você deve manter um hábito consistente de lavar as mãos antes de tocar nas lentes de contato. Quando você pula essa etapa, corre o risco de transferir sujeira, óleo e bactérias para suas lentes e aumentar as chances de desenvolver uma infecção.
Não trocar a solução todos os dias
Você não lavaria suas roupas com água suja, não é? Da mesma forma, você não deve colocar suas lentes de contato na solução velha.
Nadar e tomar banho com as lentes
Qualquer água, incluindo água da piscina, água do lago e água da torneira, pode conter micro-organismos potencialmente perigosos que causam infecções. Por exemplo: em águas contaminadas é comum encontrar uma ameba rara e prejudicial à visão conhecida como Acanthamoeba. Além disso, parasitas e bactérias têm a capacidade de ficar presos sob as lentes, o que pode colocar seus olhos em risco.
LEIA TAMBÉM: Por que seu celular demora tanto para carregar? 5 motivos explicam!
Demorar para substituir
Nunca mantenha as lentes além da data de validade. As lentes de contato diárias são a maneira mais fácil de evitar infecções, pois eliminam o acúmulo de germes ao serem descartadas no final de cada dia.
Seguindo as instruções do fabricante, você reduz drasticamente qualquer risco de contaminação.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!