Projeto estabelece suspensão da venda de veículos movidos a combustão no Brasil; saiba mais!

Ideia é inspirada na legislação de vários países que já prevê a proibição para os próximos anos.

Imagina acabar com os carros que usam combustíveis como etanol ou gasolina? Será que seria muito estranho para todos se locomoverem sem esses veículos? Pois existe um Projeto de Lei que visa à proibição de carros a combustão no Brasil. Claro que isso tem a pretensão de acontecer daqui a alguns anos, não abruptamente. Para saber mais, continue lendo.

Como será a proibição de carros a combustão no Brasil?

O Projeto de Lei n.º 295/23 é de autoria do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) e propõe que a venda de veículos novos movidos a combustão seja suspensa a partir de 2035.

Desse modo, só poderão ser comercializados no Brasil os veículos elétricos, sejam nacionais ou importados. A regra valerá para tipos variados de carros: automóveis, picapes, caminhonetes, utilitários, motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos, quadriciclos e até bondes.

LEIA MAIS:

A lei apresenta uma especificação com relação aos ônibus e caminhões utilizados em viagens de longa distância. A partir de 2035, pelo menos 50% desses veículos deverão ser comercializados com motores elétricos. Já com relação aos veículos de viagens curtas, como os micro-ônibus, ônibus, caminhões e tratores, o projeto traz ainda outra determinação: até 2035, metade da frota deverá estar com veículos de motores elétricos, e até 2045 todos os motores a combustão deverão ser trocados por motores elétricos.

Segundo o deputado, o projeto acompanha as mudanças climáticas no Brasil e no mundo, que se dão pela emissão de gás carbônico e o consequente efeito estufa. São fenômenos que poluem o meio ambiente, provocam danos à camada de ozônio e provocam o aquecimento global. Com a lei vigente, o Brasil, então, acompanharia uma determinação mundial de atenuação dos efeitos nocivos ao meio ambiente causados por carros a combustão.

Você pode ver o conteúdo completo da proposição aqui.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também