Um futuro sem carros? Veja 5 cidades que estão proibindo os veículos em suas ruas!

O movimento “car free” tem causado impacto em vários lugares no mundo.

Diversas metrópoles ao redor do mundo estão adotando a medida de proibir a circulação de carros em suas ruas. Apesar de parecer uma ideia fora do comum, a ação tem uma motivação significativa por trás.

Há algum tempo, muitas cidades menores começaram a abandonar seus veículos em certas áreas urbanas e incentivar o uso de bicicletas e transportes públicos. Assim, esse movimento inspirou cidades maiores a seguir o exemplo.

Nesse sentido, a maioria das cidades que está adotando a proibição de carros situa-se na Europa. No entanto, há algumas outras, como Nova York, que também estão avançando significativamente nessa direção.

Portanto, a seguir, veja algumas cidades que estão restringindo o uso de determinados tipos de carros em suas vias públicas e suas razões para tal.

5 cidades que adotaram a proibição de carros

Madrid

Desde dezembro, a cidade de Madrid iniciou uma proibição de carros, incluindo os modelos que se movem a gasolina e possuem fabricação de antes dos anos 2000 e os que se movem a diesel e têm fabricação datada antes de 2006.

Assim, essa medida reduziu o tráfego e diminuiu engarrafamentos e outros transtornos que o trânsito de carros causava.

LEIA MAIS: Rua brasileira eleita entre as 10 mais bonitas do mundo; veja o ranking!

Paris

Paris inovou e estabeleceu uma regra bastante prática: todo primeiro domingo de cada mês é proibido o uso de carros. O grande objetivo da cidade é melhorar seu  índice de qualidade do ar, que atualmente ocupa o segundo lugar no ranking de piores do mundo.

New York

Se você for visitar New York, é importante saber que esse local proíbe que carros circulem no Central Park. O prefeito da cidade determinou que o parque serve para as pessoas desfrutarem de um ambiente limpo e tranquilo, por isso proibiu o uso de carros.

Oslo

No centro da cidade de Oslo, o uso de carros também é proibido. O caminho foi desenvolvido para que os pedestres transitem livremente, sem trânsito e sem se preocupar com os carros — e isso agrada bastante às pessoas que circulam pela região.

LEIA TAMBÉM: Deixe o carro em casa: Estas cidades oferecem o melhor transporte público; veja o ranking!

Londres

Existe um projeto, ainda não vigente, mas que está em andamento, para proibir o trânsito de carros em metade das ruas de Londres. A chamada “Zona de pedestre” tem objetivo de facilitar a vida das pessoas que constantemente caminham pelas ruas de Londres, reduzindo o tráfego altíssimo de 480 mil passageiros diários.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também