15 programas gratuitos para fazer em Washington D.C.

Entre museus, parques e monumentos, a capital dos Estados Unidos tem atrações gratuitas imperdíveis para um roteiro variado.

- Tempo de leitura: 13 minutos -

Casa Branca, Pentágono, Capitólio e o centro do governo mais poderoso do mundo. Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos, está frequentemente nos noticiários políticos em virtude das grandes decisões que influenciam todo o mundo. Porém, a cidade tem muito mais a oferecer, inclusive sem gastar nenhum dólar! Conheça, a seguir, 15 programas gratuitos para fazer em Washington D.C. e se encantar por ela.     

Washington, DC. fica às margens do Rio Potomac e tem, atualmente, uma população estimada em 800 mil pessoas. A cidade concentra museus emblemáticos, como o National Air and Space Museum, além de centros culturais importantes, a exemplo do Kennedy Center. A capital oferece ainda uma grande variedade de atrações gratuitas ou de baixo custo para visitantes conhecerem diariamente. 

Só para exemplificar, parte do Smithsonian Institution e o National Zoo oferecem visitas guiadas gratuitas. Ademais, os três ramos do governo estadunidense também dispõem de passeios públicos aos respectivos edifícios históricos, inclusive assentos no Tribunal da Suprema Corte. A lista é infindável, por isso, a resumimos em 15 atrações gratuitas em Washington D.C. para auxiliar na sua visita. 

15 coisas para fazer de graça em Washington D.C.

A lista de coisas gratuitas para fazer em Washington DC é bastante longa, logo, a tarefa de listar apenas algumas delas é árdua. Museus, como o Smithsonian, a Galeria Nacional de Arte, monumentos, memoriais, eventos e festivais anuais são apenas exemplos da variedade do que a cidade oferece. Ainda que a capital esteja entre as oito cidades mais caras dos Estados Unidos, dá para economizar no roteiro. 

1 Instituto Smithsonian (The Smithsonian Institution)

Instituto Smithsonian (The Smithsonian Institution)
Museu Nacional de História Natural

O Smithsonian Institution é o maior museu e complexo educacional do mundo. Localizado no National Mall de Washington, D.C. (lar de monumentos históricos da capital), o sistema foi estabelecido em 1846, homenageando o cientista britânico James Smithson. Ao todo, exibe mais de 154 milhões de artefatos entre coleções de arte, ciência e tecnologia, história e design. 

São mais de 30 milhões de visitantes anuais passando pelos 11 museus e galerias de arte da Instituição. A boa notícia é que todos são abertos ao público gratuitamente, diariamente, exceto no dia de Natal. 

Os museus incluem o Museu Nacional de História Natural (Smithsonian National Museum of Natural History), o Museu Nacional do Ar e do Espaço (Smithsonian National Air and Space Museum), o Museu de Arte Americana (Smithsonian American Art Museum) e o Museu Postal. 

A Smithsonian Institution também oferece outros seis museus e parques públicos em toda a área metropolitana de D.C., incluindo o National Zoo, que vamos conhecer daqui a pouco.

2 Tour pela Casa Branca

Tour pela Casa Branca
Casa Branca, a residência oficial do presidente dos EUA

A emblemática Casa Branca foi construída em 1800 com projeto do arquiteto James Hoban. Os tours pela White House permitem explorar a residência oficial e os escritórios do presidente dos Estados Unidos, bem como da equipe executiva. Nos passeios pela ala leste, é possível apreciar a arquitetura, a arte e os quartos notáveis ​​da residência histórica, incluindo a sala de jantar de estado, sala de porcelana e jardim de rosas. 

O passeio termina no Centro de Visitantes da Casa Branca, com exposições interativas em museus e exibições de artefatos. Entretanto, para participar do passeio, é necessário enviar a solicitação com antecedência e fornecer uma identificação válida emitida pelo governo ou passaporte

As excursões são oferecidas de terça a quinta-feira, pela manhã, e às sextas e sábados, tanto de manhã quanto à tarde, de acordo com a disponibilidade da Casa Branca. 

3 Zoológico Nacional (The National Zoo)

Zoológico Nacional (The National Zoo)
Panda no Zoológico Nacional de Washington D.C.

O National Zoo é um dos parques zoológicos mais antigos dos Estados Unidos, fundado em 1889. Localizado no Woodley Park, o zoológico de 163 acres é operado pela Smithsonian Institution e abriga mais de 2.700 animais de quase 400 espécies, incluindo elefantes asiáticos, tigres de Sumatra, pandas-gigantes, tartarugas Aldabra e sapos dourados panamenhos. 

Aberto ao público diariamente, ajuda os visitantes na exploração ao dispor de um serviço de transporte gratuito que opera em todo o zoológico. O National Zoo também realiza eventos anuais gratuitos, a exemplo do ZooLights, espetáculo que ilumina o parque com belas exibições de iluminação nas noites de novembro e dezembro.

4 Galeria Nacional de Arte  (The National Galery of Art)

Galeria Nacional de Arte  (The National Galery of Art)
Fachada da Galeria Nacional de Arte (AgnosticPreachersKid, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

A National Gallery of Art é um dos maiores museus públicos dos Estados Unidos, inicialmente estabelecido como museu de arte privado em 1937. Naquela época, a coleção foi montada a partir das doações de Andrew W. Mellon. 

Hoje, exibe as principais obras artistas desde a Idade Média até os dias atuais. Entre as peças em exibição, está a Ginevra de ‘Benci, única pintura de Leonardo da Vinci nos Estados Unidos. 

O visitante também pode apreciar artistas de renome internacional, como El Greco, Rembrandt, Auguste Rodin e Edgar Degas, além de um impressionante jardim de esculturas ao ar livre com 6,1 acres. As visitas gratuitas acontecem diariamente. 

5 Suprema Corte Americana (The Supreme Court)

Suprema Corte Americana (The Supreme Court)
Fachada da Suprema Corte dos Estados Unidos (Joe Ravi, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

A Suprema Corte dos Estados Unidos é a mais alta corte judiciária federal do país. O tribunal foi estabelecido em 1789.

A corte é aberta ao público de segunda a sexta-feira para passeios no primeiro andar e térreo. Filmes são exibidos diariamente, além de palestras conduzidas por docentes treinados. Galerias no térreo detalham a história do tribunal e dos juízes, além de importantes casos que ocorreram ao longo dos anos. Também é possível assistir a algumas decisões da Suprema Corte, mas respeitando número limitado de assentos. 

6 Capitólio

Capitólio
O Capitólio dos EUA

O Capitólio dos Estados Unidos é a sede do Legislativo do país. O edifício foi construído entre 1793 e 1813, combinando elementos arquitetônicos gregos e romanos, e abriga o Senado dos Estados Unidos e a Câmara dos Representantes desde 1859. As visitas guiadas gratuitas são organizadas para visitantes individuais ou pequenos grupos mediante inscrição antecipada.

O Centro de Visitantes do Capitólio dos Estados Unidos, construído em 2008, também oferece mostras informativas, exibições e documentários que contam a história do edifício, além da importância para o governo federal americano.

7 Kennedy Center (John F. Kennedy Center for the Performing Arts)

Kennedy Center (John F. Kennedy Center for the Performing Arts)
John F. Kennedy Center for the Performing Arts

O John F. Kennedy Center for the Performing Arts, ou simplesmente Kennedy Center, é o centro cultural nacional oficial dos Estados Unidos. Localizado às margens do Rio Potomac, foi aberto em 1971 como um memorial ao presidente John F. Kennedy. Atualmente, tem mais de 3.500 apresentações anuais de diferentes gêneros das artes cênicas, a exemplo de teatro, dança e orquestra. 

A programação gratuita é uma iniciativa da campanha Artes Cênicas para Todos, sendo hospedada no Millennium Stage. Nela, dá para assistir a concertos de música clássica e popular, apresentações de dança, roteiros de comédia, teatro e contação de histórias.

8 Tour guiado pelo National Park

Tour guiado pelo National Park
Visão aérea do National Mall

O National Park dispõe de excursões guiadas que levam os visitantes a monumentos, museus e atrações do National Mall de Washington, D.C. O roteiro conduzido pelos guardas-florestais leva a monumentos populares do Mall, a exemplo do Lincoln Memorial, Thomas Jefferson Memorial e os memoriais aos veteranos das Guerras do Vietnã e da Coreia e da Segunda Guerra Mundial. 

Mapa do National Mall e suas atrações
Mapa do National Mall e suas atrações (Peter Fitzgerald, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

São várias visitas guiadas ao longo do dia para cada monumento. Há também visitas guiadas noturnas às 20h ou passeios de bicicleta nos fins de semana, que duram cerca de três horas.

9 Mercados de Fazendeiros (DC Farmers Markets)

Mercados de Fazendeiros (DC Farmers Markets)
Eastern Market

Os DC Farmers Markets são as dezenas de mercados que reúnem produtos frescos, saudáveis ​​e acessíveis em vários bairros da cidade. O Dupont Circle Freshfarm Market funciona durante todo o ano e acolhe mais de 50 agricultores e artesãos regionais. Já o Eastern Market é abastecido de terça a domingo e abriga um mercado de artesanato nos finais de semana. 

Entre maio e novembro, visitantes podem desfrutar do Capital Harvest, no Centro da cidade, todas as sextas-feiras, entre 11h e 15h. Mercados semanais também acontecem nos bairros animados da cidade, por exemplo, o U Street, Columbia Heights e Bloomingdale, exibindo produtores locais, floristas, fabricantes e vendedores de alimentos especiais, além de artesãos.

10 The Shakespeare Theatre Company

The Shakespeare Theatre Company
Apresentação teatral da The Shakespeare Theatre Company

A Shakespeare Theatre Company é uma das principais companhias de teatro de Washington, D.C. O grupo apresenta programação anual completa com obras não só do autor e dramaturgo britânico Shakespeare, mas também de autores clássicos do Ocidente, como Oscar Wilde, Tennessee Williams e Noel Coward. Além das produções realizadas no Harman Center for the Arts, há apresentações gratuitas no Sidney Harman Hall. 

As peças integram a programação da Free For All, série de performances protagonizadas pela companhia anualmente nos meses de verão. Outra atração em homenagem ao criador de Romeu e Julieta é a Folger Shakespeare Library

A biblioteca é conhecida como a maior coleção internacional de obras impressas de William Shakespeare. Fundada em 1932 por Henry Clay e Emily Jordan Folger, tem intensa programação pública gratuita. 

Além de passeios diários às coleções da biblioteca e ao Teatro Elisabetano, o visitante também pode conhecer a Sala de Leitura Paster e o jardim elisabetano ao ar livre. A biblioteca também sedia o Folger Fridays, série de eventos que reúne palestras e apresentações teatrais gratuitas. O Shakespeare’s Birthday Open House traz apresentações de luta de espadas e música ao vivo, além de um concurso de sonetos.

11 Memoriais de Washington DC

Memoriais de Washington DC
Lincoln Memorial

Como a capital de um país cuja história é repleta de lutas e conflitos, Washington D.C abriga dezenas de memoriais. Um deles é o Lincoln Memorial, com o grandioso monumento Honest Abe e a escritura de dois famosos discursos do ex-presidente – o segundo discurso inaugural e o discurso de Gettysburg. Ambos estão gravados nas paredes opostas do memorial. 

O Memorial dos Veteranos do Vietnã é uma longa parede de granito preto com os nomes de mais de 58.000 americanos que morreram durante a Guerra do Vietnã. O Memorial dos Veteranos da Guerra da Coreia presta homenagem a 1,5 milhão de pessoas que serviram na “Guerra Esquecida”. No Museu Memorial do Holocausto, destacam-se as atrocidades de uma das maiores tragédias humanas durante a Segunda Guerra Mundial. 

O Memorial da Segunda Guerra Mundial foi construído em 2004 e dedicado aos mais de 400.000 americanos mortos durante a guerra. Já o Memorial Martin Luther King Jr homenageia o ativista dos direitos civis. O Arlington National Cemetery não é bem um memorial, mas um cemitério militar de 624 acres no Condado de Arlington. Estão ali militares abatidos nos militares de conflitos da Guerra Civil e conflitos anteriores, além dos mais de 3.800 africanos escravizados. 

Também constam figuras políticas e cívicas nacionais, como o presidente John F. Kennedy e a primeira-dama Jacqueline Kennedy Onassis. 

12 Arboreto Nacional dos Estados Unidos (U.S. National Arboretum)

Arboreto Nacional dos Estados Unidos (U.S. National Arboretum)
Colunas no Arboreto Nacional dos EUA

O United States National Arboretum é um lindo arboreto público a cerca de 10 minutos do Capitólio. Aberto ao público em 1927, faz parte do Departamento de Agricultura, como uma instalação do Centro de Pesquisa Agrícola Henry A. Wallace Beltsville. 

São 446 acres de plantas ornamentais, incluindo azaleias, além do Museu Nacional de Bonsai e Penjing, onde há uma bela coleção de bonsais. Visitas diárias e gratuitas entre 8h e 17h, exceto no Natal.   

Ainda falando em natureza, o Botanic Garden é um dos jardins botânicos mais antigos da América do Norte. Localizado no National Mall, foi fundado em 1820 e abriga o belo Bartholdi Park, parque em homenagem ao designer da Estátua da Liberdade, Frédéric Auguste Bartholdi. Também está ali um conservatório de plantas tropicais, subtropicais e áridas, incluindo orquídeas e espécies de plantas ameaçadas de extinção. 

O Botanic Garden também oferece exposições temáticas durante o verão, bem como belos jardins, como o National Garden, um jardim de borboletas e o Jardim Aquático das Primeiras Damas. Todos estão abertos diariamente e podem ser explorados gratuitamente durante o dia.

13 Biblioteca do Congresso (Library of Congress)

Biblioteca do Congresso (Library of Congress)
Biblioteca do Congresso

A Library of Congress é a biblioteca oficial de pesquisas do Congresso dos Estados Unidos. Situada em três edifícios no bairro Capitol Hill, é considerada umas das maiores bibliotecas do mundo (Aproveite e confira as 10 Maiores Bibliotecas do Mundo!). Algumas fontes a apontam como a maior!

Apresenta coleções de todos os assuntos em mais de 450 idiomas, escritas em todas as partes do mundo. Os visitantes podem explorá-la em passeios guiados gratuitos, incluindo tours de uma hora no Edifício Jefferson. 

Crianças também podem participar dos passeios infantis de 40 minutos oferecidos periodicamente. Inclusive, a biblioteca dispõe de visitas guiadas para deficientes visuais. Estrangeiros falantes das línguas francesa e espanhola têm tours guiados em seus idiomas. 

A biblioteca está aberta ao público de segunda a sábado, exceto em feriados nacionais. Exposições gratuitas, concertos, filmes e palestras são oferecidas em dias específicos.

14 Arquivos Nacionais (National Archives Museum)

Arquivos Nacionais (National Archives Museum)
Interior do prédio dos Arquivos Nacionais

O National Archives Museum exibe importantes documentos históricos, por exemplo, a Declaração de Independência, a Declaração de Direitos e a própria Constituição Americana. Além deles, encontra-se o Tratado de Compra da Louisiana, os Artigos da Confederação e a Proclamação de Emancipação, bem como a Carta Magna de 1297, escrita pelo rei britânico Eduardo I. 

O museu tem entrada gratuita e está aberto diariamente entre 10h e 17h, com exceção dos dias de Ação de Graças e Natal. Não é permitido fotografar durante a visitação. 

15 Passeio a pé pela histórica Georgetown

Passeio a pé pela histórica Georgetown
Canal de Georgetown (Ingfbruno, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

Originalmente um importante ponto de trânsito para os agricultores que vendiam tabaco nos anos 1700, a cidade de Georgetown antecede Washington, DC em quase 100 anos. Suas casas, a maioria federais e em estilo georgiano, foram artisticamente preservadas. Há também mais de quatrocentas opções de compras, restaurantes e vida noturna, tornando o dia cheio de exploração.

Gostou de conhecer os 15 programas gratuitos para fazer em Washington D.C.? Navegue pelo site e veja também listas de atrações turísticas em outras partes do mundo! 


🏨

Hospedagem em Washington, D.C.


Booking.com

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.