Primeira viagem à Europa: 11 erros para você não cometer!

Dicas para reduzir o estresse e economizar dinheiro que vão ajudar sua viagem a fluir tranquilamente

A primeira viagem à Europa, sem dúvidas, é um sonho que muita gente compartilha. Afinal, quem não pensa em conhecer, de perto, aquelas paisagens que tanto vemos em livros, revistas e filmes? Sem falar em mergulhar na história de algumas das civilizações mais antigas ainda existentes na modernidade. Ocorre que, como ocorre com toda pessoa iniciante, os erros estão ali, prestes a serem cometidos.

Não se pudermos te ajudar a evitar (pelo menos, estes que estão entre os mais comuns). A seguir, trouxemos as escorregadinhas que a maioria das pessoas comete na sua viagem inicial ao Velho Mundo. Ok, você vai cometer as suas próprias, mas evitar estes contratempos te ajuda a economizar tempo e dinheiro.

LEIA MAIS: O erro ‘nojento’ que passageiros cometem com o travesseiro de avião

Não usar o transporte público

A grande maioria dos aeroportos na Europa, ao menos nas cidades maiores, possuem transporte público já a partir do desembarque. No Porto, em Portugal – país onde vivo atualmente – por exemplo, a linha Roxa do metrô (metro) passa pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro (ou vai até lá). Daí, você pode, por exemplo, parar na estação Trindade, já no centro histórico, e seguir para qualquer outra direção.

E mesmo para se locomover nas cidades, sempre que possível, opte pelos metrôs ou ônibus. Você economiza um bocado, além de passar pelos principais pontos de interesse. Só para dar mais um exemplo: as linhas do metrô em Barcelona chegam mesmo nas atrações mais conhecidas, como a Sagrada Família.

Na sua primeira viagem à Europa, compre os bilhetes antecipadamente

Não existe coisa pior do que enfrentar as filas intermináveis na compra dos ingressos para atrações e museus. Pior ainda, chegar até lá e nem conseguir entrar. Por isso, reserve as entradas online, principalmente para os pontos de interesse mais concorridos. Por exemplo, Museu do Prado, Basílica de São Pedro, entre outros.

Ah, inclusive, existem alguns combos que incluem diferentes atrações, o que sai mais barato do que comprar separado.

Ir ao primeiro restaurante que encontrar

Um dos erros mais frequentes de quem faz sua primeira viagem à Europa é cair na cilada dos restaurantes “turistões”. Ok, por algum motivo, eles são bastante indicados, mas honestamente, a melhor experiência está nos restaurantes mais autênticos.

Em Madri, se perder pelas vielas menos tradicionais e se sentar nos bares em que os locais se sentam. Em Lisboa ou Porto, buscar as “tasquinhas” fora das avenidas principais.

Na cidade de Aveiro, não pare apenas nas lojas de ovos moles mais tradicionais e prefira as doçarias que os locais indicarem. É assim que se descobre as joias gastronômicas mais incríveis. Na dúvida, busque redes sociais de pessoas que experimentam espaços fora do comum.

Carregar uma fortuna em dinheiro

Embora seja importante ter algum dinheiro em mãos, evite carregar grandes quantias. Opte por cartões de crédito que não cobrem taxas de transação no exterior, como o Wise para compras, restaurantes e atrações.

Em áreas turísticas movimentadas, muita atenção, pickpocket! Só para ter uma ideia, em Barcelona, é o maior charme se sentar nas mesinhas das calçadas daquelas plazas incríveis. Porém, existem pessoas especializadas em observar quando os turistas pousam os celulares sobre a mesa. Sobretudo, enquanto se distraem olhando o cardápio. Daí, quando você percebe, já está sem ele!

Não pule as praças na sua primeira viagem à Europa

Já reparou quanta gente faz piqueniques no meio da semana em pleno Central Park? Ou, tiram uma siesta nos parques e praças de Madri? Siga o costume europeu e faça uma refeição ao ar livre, seja em uma praça ensolarada ou à beira de um rio. É uma maneira econômica e encantadora de experimentar a cultura local.

Não mudar o plano de celular

Antes de embarcar, certifique-se de que seu plano de celular inclui roaming internacional. Assim, você pode usar aplicativos como o Google Maps para navegar pelas cidades europeias sem problemas. Do contrário, assim que chegar ao destino, compre um chip local ou faça a aquisição antes de viajar. Alguns modelos de celulares oferecem a praticidade de aquisição de um eSIM, que é virtual é permite a aquisição e uso imediato.

Pedir extras no restaurante

Na sua primeira viagem à Europa, lembre-se de que itens como pão e água podem não costumar ser gratuitos. Em lugares menores, mas muito “farturentos”, como a Vila Real, são cestas de pães, manteiga, geleias, azeitonas e tremoços. Recuse educadamente se não tiver interesse e economize dinheiro. Ok, não são tão caros, raramente passando dos €3 cada. Mas, é o suficiente para comprar uma água no mercado.

Pesquise o reembolso do IVA na primeira viagem à Europa

Se você fez compras nos países europeus, provavelmente tem direito a um reembolso do IVA. Certifique-se de solicitar a documentação necessária no caixa para, então, obter um reembolso no aeroporto.

Preste atenção ao fuso horário

Temos o mesmo sistema de horas que os europeus, ou seja, 24 horas. No entanto, costuma haver diferenças de fuso horário entre os países, afinal, o continente é enorme.

Além disso, atente-se à forma como eles expressam os horários. Em Portugal, por exemplo, em vez de 18h45 (seis e quarenta e cinco), fazem “sete menos um quarto”. Ah, e também não existe “seis e meia”, mas “seis e trinta”.

LEIA MAIS: Famoso ponto turístico do Egito pode ser visitado por apenas 10 minutos; entenda o motivo!

Esquecer o conforto

Seja qual for a cidade que vai visitar em sua primeira viagem à Europa, acredite, você vai andar muito! Portanto, nada de saltos ou sapatos que machuquem. Pelo contrário: preze sempre pelo conforto!

Sorria, você está na sua primeira viagem à Europa!

Contratempos vão existir? Sim. Você cometerá algum destes erros aqui? Possivelmente e ainda outros! Mas, apesar disso tudo, lembre-se de que você está de férias em um lugar incrível. Portanto, mantenha uma atitude positiva e desfrute de cada momento, pois as memórias de sua primeira viagem à Europa serão inesquecíveis.

Você pode gostar também