Ipanema é uma praia que inspira. Suas águas límpidas, areia branca e pôr do sol no Arpoador já foram retratados por artistas plásticos, poetas e músicos de todo o mundo. Mas foi a música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que eternizou a praia de Ipanema na cultura brasileira e internacional. A canção, lançada em 1962, descreve a beleza da praia e a figura da “garota” que frequentava.
A música tornou-se um sucesso mundial e ajudou a popularizar a praia. Uma das praias mais bonitas do Brasil, de acordo com o prêmio Traveller’s Choice, a Praia de Ipanema tem uma grande importância na cultura brasileira. Vamos descobrir por quê?
LEIA MAIS: Esqueça o exterior: 6 destinos brasileiros para uma viagem em família
A importância da Praia de Ipanema na música brasileira
A música é, indiscutivelmente, uma das expressões artísticas mais populares no Brasil, e a Praia de Ipanema inspirou muitos músicos brasileiros.
Sem dúvidas, a obra mais famosa é, sem sombra de dúvida, “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Lançada em 1962, a música descreve a beleza da praia e a figura da “garota” que a frequentava, com destaque para Helô Pinheiro.
Logo, tornou-se um sucesso mundial. Para se ter uma ideia, é a segunda música mais tocada da história, perdendo apenas para “Yesterday”, dos Beatles. Além disso, vários artistas a regravaram, com o título de “The Girl from Ipanema”, por exemplo:
- Frank Sinatra
- Ella Fitzgerald
- Cher
- Nat King Cole
Não é por acaso que ganhou o Grammy de Gravação do Ano em 1964 e, sem dúvida, contribuiu para a popularidade da praia. No entanto, não é a única canção que tem Ipanema como inspiração.
Temos ainda, como exemplo, “Ipanema” (Jorge Ben Jor), “Samba do Avião” (Tom Jobim) e “Corcovado” (Tom Jobim).
Ipanema também na literatura
A Praia de Ipanema também é uma fonte de inspiração para a literatura brasileira. Para citar alguns exemplos, ela aparece em diversas obras literárias, como “O Cortiço” (Aluísio Azevedo), “A Cidade e as Serras” (Eça de Queirós) e “Minha Alma” (Manuel Bandeira).
Em “O Cortiço”, Aluísio Azevedo a descreve como um local de lazer e diversão para a população pobre do Rio de Janeiro. Já em “A Cidade e as Serras”, Eça de Queirós a transforma no símbolo da modernidade e cosmopolitismo do Rio de Janeiro.
Por fim, Manuel Bandeira a coloca como um lugar de beleza e inspiração em “Minha Alma”. Ou seja, elementos que difundem não apenas Ipanema, mas também a cultura brasileira pelo mundo.
O Rio nas artes plásticas
Contudo, a popularidade da Praia de Ipanema não se limita à música e à literatura. Pelo contrário, diversos artistas plásticos brasileiros a retrataram em suas obras:
- Garota de Ipanema (1970), de Di Cavalcanti
- Girl from Ipanema, escultura de Romero Britto
A própria praia, em si, é quase uma galeria de arte ao ar livre. Ali está, por exemplo, a escultura de Tom Jobim. E, bem pertinho, já no finalzinho do Leblon, um retrato de Zózimo do Amaral.
A diversidade da Praia de Ipanema
Mas o que torna Ipanema realmente especial é a sua diversidade. Para exemplificar, cada posto tem seu próprio público e atmosfera, mas todos convivem em perfeita harmonia. O Posto 8 é o ponto de encontro da juventude descolada, sempre em busca de diversão.
Já o Posto 9 é o preferido da comunidade LGBTQI+, que celebra a diversidade e a liberdade. O Posto 10, por fim, atrai moradores do bairro e turistas em busca de um ambiente mais tranquilo.
LEIA MAIS: 8 opções de bate e volta inesquecíveis na Europa
A Praia do Arpoador, que fica ao lado de Ipanema, é um local de encontro para surfistas e moradores. Os visitantes também se reúnem ali para apreciar o pôr do sol, tradição que começou no final dos anos 60.
A diversidade de Ipanema também se reflete em sua cultura. Por lá, é possível encontrar pessoas de todas as origens, praticando diferentes atividades e celebrando as mais diversas culturas.
Em resumo, a Praia de Ipanema representa a cultura brasileira. Inspira artistas e músicos de todo o mundo e ainda se destaca entre as praias mais bonitas do Brasil. Com tantos adjetivos, não deve perder esse título tão cedo!