Por que você deve ficar acordado durante a decolagem e o pouso? Entenda!
Além da pressurização, ficar alerta nestas etapas também têm a ver com sua própria segurança
Após acordar com o despertador pela manhã, correr para o aeroporto e enfrentar uma longa fila de segurança, tudo o que você quer é tirar um cochilo ao embarcar, certo? Pois, temos más notícias para você. É melhor ficar acordado na decolagem e pouso por dois motivos sérios: barotrauma do ouvido e segurança na evacuação.
Mas, espera, isso é de comer ou passar no cabelo? Vamos explicar agora!
LEIA MAIS: Quer turbinar a dieta? Aqui estão 6 sementes saudáveis que vão te ajudar!
O que é o barotrauma no ouvido?
O nome é feio, né? Pois, o problema, também! De modo geral, o barotrauma do ouvido, ou barotite, é o estresse que se acumula no ouvido devido às diferenças de pressão no ar entre do ambiente e o ouvido interno.
Durante a decolagem e o pouso, a pressão do ar muda rapidamente dentro da cabine de um avião. Então, nossos tímpanos frequentemente lutam para acompanhar.
Como resultado, há lesões que provocam dor e a sensação do ouvido entupido. E fica para sempre? Não, geralmente, passa assim que há o equilíbrio destas pressões.
Além disso, é bastante fácil pressurizar seus ouvidos manualmente. Você pode fazer isso, por exemplo, bocejando, engolindo ou mastigando. Estas ações funcionam porque abrem a tuba auditiva em cada ouvido, que regula as mudanças de pressão no órgão.
Na maioria dos adultos saudáveis, esses truques dão conta do trabalho. Mas existem fatores que às vezes podem aumentar o risco de barotrauma. Só para exemplificar, alguma congestão devido à doença, alergias ou infecção.
O risco de dormir durante a decolagem e o pouso
Ok, mas o que isso tudo tem a ver com dormir na decolagem e pouso? Inicialmente, dormir é um fator de risco para o ouvido de avião. Dan Bubb, professor da Universidade de Nevada, explicou à Travel + Leisure que, durante o sono, não engolimos tanto.
Deste modo, não conseguimos equalizar a pressão em nossos ouvidos. Consequentemente, a dor resultante é uma razão pela qual não é bom dormir durante a decolagem e o pouso.
Então, o que fazer? A princípio, existe uma solução: os EarPlanes. Esses protetores de ouvido de silicone têm um pequeno filtro de cerâmica projetado para equalizar seu ouvido mais lentamente. Deste modo, reduzem a probabilidade de experimentar o ouvido de avião.
Também há razões de segurança
Porém, há uma segunda razão pela qual você não deve cochilar durante a decolagem e o pouso. E tem a ver, sobretudo, com a sua segurança. Em suma, estas são duas fases críticas do voo.
Não queremos assustar, claro, mas conforme relatórios da Boeing e da Airbus, são etapas durante as quais o avião tem mais probabilidade estatística de sofrer um acidente. Logo, o ideal é ficar bem alerta, né?
LEIA MAIS: Solteiro? Este estudo separou os melhores destinos do mundo para você!
Portanto, é melhor ficar acordado durante a decolagem e o pouso. Mas ouça – entendemos o esgotamento. Se possível, tire um cochilo curto durante o processo de embarque. Depois, acorde apenas o tempo suficiente para a decolagem.
A partir daí, você pode voltar a dormir até o pouso, quando é hora de acordar novamente. E, você conhece a rotina: encostos e mesas de bandeja para cima, cintos de segurança afivelados e bagagem de mão guardada.
No final, esperamos que você esteja indo para algum lugar com uma cama, para que possa pegar alguns z’s bem merecidos.