Por que você deve deixar o celular guardado na sua próxima viagem? Confira!
Os smartphones fazem parte do nosso cotidiano, não é mesmo? Mas será que precisa ser sempre assim?
Viajar é uma das maneiras de se desconectar do cotidiano e aproveitar novas aventuras, novos processos, novas interpretações do “eu” subjetivo que habita em cada sujeito. No entanto, hoje, existe uma grande problemática que pode acabar atrapalhando essa imersão nas viagens. Com o avanço da tecnologia, o mundo moderno passou a ser dependente dos smartphones para quase tudo. Hoje, os smartphones são responsáveis por nos manter conectados com o universo das redes por meio de aplicativos de mensagens.
Além disso, os telefones também são usuais para efetuarmos pagamentos, transferências bancárias, tirar fotos, guardar nossos compromissos em agendas, etc. Em síntese, o telefone tornou-se uma parte integral e fundamental na facilitação de muitos processos que ocorrem no nosso cotidiano. No entanto, você já parou para se perguntar se estar grudado no telefone, enquanto estiver viajando, é a melhor decisão que você poderia tomar?
Entenda por que você não deve utilizar seu smartphone a todo momento em suas viagens. Confira aqui!
É preciso se desconectar completa e verdadeiramente!
O processo de viajar está pautado na ideia de efetivamente construir um laço de confiança consigo mesmo, de descobrir muito sobre si, sobre aquilo que o cotidiano não nos deixa perceber. É o momento de conhecer novas pessoas, fazer novos amigos, passar por experiências únicas que só a fuga do dia a dia proporciona. Nesse sentido, é preciso enfatizar que a melhor maneira de fazer isso é realmente se desconectando completamente do seu telefone.
LEIA MAIS: Por que somos tão viciados em celular? Veja se você se identifica!
Desligar-se do telefone, permite que sua mente divague sobre as nuances do local em que você está visitando, permitindo uma imersão cultural que irá proporcionar um maior entendimento acerca de todo o espaço que pode rodear você.
Permita-se criar memórias extraordinárias!
Isso pode parecer um comentário saudosista, de fato, mas existe uma grande diferença entre ir a um festival e apreciar o momento e ir ao festival e filmar todo o show. Ora, podemos nos perguntar, do que adianta estar presente de corpo, armazenar o show possivelmente com uma baixa resolução e não aproveitar inteiramente aquele momento, aquele, espaço, aquela energia?
É extremamente comum, quando vamos em algum show, analisar as pessoas e perceber que todos os telefones estão apontados para cima filmando o artista.
Em suma, essas pessoas não estão aproveitando completamente tudo que aquele show se propôs a fornecer. Imagina viajar para o Rock in Rio e simplesmente filmar tudo e ver os shows inteiros pela tela do telefone? Qual é a diferença entre estar no local e estar em casa assistindo um vídeo?
LEIA TAMBÉM: Você costuma usar redes WiFi abertas ao público? Saiba o que pode acontecer!
Essas questões são pertinentes quando pensamos nas memórias que poderiam ser construídas se estivéssemos imersos naquele momento. Um show não é só a apresentação de um artista, é o espaço, é a energia, são as pessoas, é um pacote de experiências que você precisa apreciar sem estar ligado diretamente no seu telefone. As coisas mais simples da vida, na maior parte dos casos, são as que mais importam no final. Memórias, histórias e vivências.
Não se torne um alvo!
Saindo da esfera mais introspectiva da afetividade, é preciso enfatizar que nem todos os lugares do mundo possuem um acesso pleno à tecnologia. Em vista disso, dependendo do local que você esteja visitando, carregar seu telefone pode ser um grande problema, visto que existem locais do mundo em que os turistas são alvo fácil para pessoas mal intencionadas. Carregar seu telefone o tempo todo na viagem pode ser um tanto perigoso dependendo do local em que você esteja passando. Por isso, tente deixar seu telefone fora de vista para que não corra o risco de ser roubado.
Continue explorando o Rotas de Viagem para conferir mais conteúdos como este.