Você costuma girar suas plantas? Entenda a importância disso!

Girar as plantas é algo rápido e simples de ser feito, mas pode causar uma grande diferença!

As plantas podem melhorar o ambiente onde estão, não somente com sua beleza, mas também com seu frescor, vida e graça. No entanto, ter plantas em casa exige certa atenção.

A aplicação de água e a necessidade de luz solar são coisas que mantém a saúde da planta, mas, às vezes, mesmo com isso, elas podem ficar um pouco deficientes. Nesses casos, você pode começar a rotacionar as plantinhas, pois isso vai ajudá-las. Assim, a seguir, veja como e por que fazer isso.

Girar as plantas: como e por que fazer isso

Por que girar as plantas?

Por estarem em casa, as plantas não recebem uniformemente a luz solar e, por isso, muitas acabam crescendo em direção ao sol e ficam tortas. Esse processo recebe o nome de fototropismo.

As plantas possuem células denominadas auxinas, e a taxa de crescimento destas aponta a forma da planta. No lado da planta que recebe mais sol, as auxinas ficam mais fortes e curtas, ao passo que, no lado da sombra, elas crescem mais finas. Logo, um lado é mais saudável e firme que o outro, prejudicando a saúde e a aparência da sua plantinha.

LEIA MAIS:

Como rotacionar as plantas de casa?

Essa rotação é bem simples e deve focar em iluminar igualmente toda a planta. Ela pode ser feita das seguintes maneiras: 

  • Um quarto de volta sempre que regar a planta; 
  • Virar o vaso de planta quando notar o fototropismo;
  • Dar meia volta no vaso da planta a cada dois ou três dias.

Vale lembrar que isso é um processo e, como cada planta reage de maneira individual aos estímulos, a correção pode ser mais lenta em alguns casos ou bem rápida em outros. Portanto, observe e tenha paciência com sua plantinha durante o processo.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também