Por que essa cidade sueca terá que mudar de lugar? Entenda o motivo!

A cidade Kiruna vai passar por algumas transformações importantes.

A cidade sueca Kiruna terá que mudar de lugar, prédio por prédio, e isso tem chamado muita atenção das pessoas ao redor do mundo.

Essa mudança será realizada para uma nova localização, cerca de 3 km distante de onde a cidade se encontra atualmente. Esse não é um projeto recente, pois, nos últimos anos, foi descoberta uma mina de ferro, que é a mais moderna e maior mina subterrânea desse minério no mundo.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, trouxemos algumas informações e curiosidades sobre o tema. Acompanhe a seguir!

Nova localização da cidade de Kiruna

A cidade de Kiruna, na Suécia, nasceu há mais de 125 anos, fundada com o objetivo de abrigar os funcionários que trabalhavam no complexo industrial e, desde então, tem chamado a atenção das pessoas ao redor do mundo.

LEIA MAIS: Novo SUV eletrificado da Toyota promete fazer 30 km/L e ter preço competitivo!

Isso porque foram descobertas terras raras na cidade, e, por isso, ela terá que ser movida para outro lugar, juntamente com todos os prédios e construções existentes. Essa mudança também incluirá a igreja luterana local.

Mesmo que seja algo novo, os moradores locais acreditam que essa mudança pode ser positiva, afinal, eles terão um acesso mais facilitado à natureza, além de mais atividades para realizar ao ar livre.

O trabalho para realizar essa mudança é extenso, afinal, são mais de 20 mil quilômetros quadrados e 23 mil habitantes locais.

Maior mina rara de terras raras

A Suécia possui em suas mãos a maior mina de terras raras de toda a Europa. Essa descoberta foi feita perto da mina de ferro de Kiruna, e é possível que haja cerca de 585 milhões de toneladas de minério, o que é impressionante.

Ainda existem especulações sobre a existência de um milhão de toneladas de óxidos de neodímio e praseodímio por lá. Esses componentes são importantes para a produção de materiais utilizados na fabricação de carros elétricos.

LEIA TAMBÉM: O seu quarto de hotel está limpo? Para saber, observe estes 4 itens!

A ministra da Suécia afirmou para a empresa que a possível independência da Rússia e China, assim como a autossuficiência da UE, poderão começar a partir dessa mina.

A mina de terras raras não será explorada imediatamente, e é possível que esse processo aconteça daqui a 10 ou 15 anos.

Mas, tudo isso pode ser um excelente progresso para o país, afinal, é a maior mina de terras raras já encontrada em toda a Europa. Com esse depósito, será possível usar os materiais encontrados para produzir turbinas eólicas e também para implementar medidas de sustentabilidade.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então continue navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também