Por que as luzes do avião se apagam em pousos e decolagens? Entenda a razão!

Viajar de avião tem suas curiosidades, como desligar as luzes durante a decolagem e o pouso. Entenda o porquê isso acontece!

O universo das viagens aéreas é cheio de curiosidades, e uma delas é apagar as luzes durante a decolagem e o pouso. É como se, por um momento, o avião mergulhasse em um mundo alternativo, criando um ambiente que vai além do estético. Em entrevista ao Reader’s Digest, Dan Bubb, PhD, ex-piloto de linha aérea e especialista em aviação, conta os motivos reais por trás da prática peculiar.

Por que as luzes se apagam no voo?

A redução das luzes na cabine durante a decolagem e o pouso não é apenas para criar um clima de conforto, é uma precaução de segurança. Dan Bubb explica que, durante o amanhecer, o anoitecer e a noite, essa prática foca em preparar os olhos dos passageiros e da tripulação para o escuro em caso de uma emergência que exija a evacuação da aeronave. Em situações críticas, cada segundo conta, e essa prática permite que os olhos se ajustem mais rapidamente às condições de baixa luz.

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O processo de ajuste dos olhos ao escuro pode levar de 5 a 10 minutos em ambientes com muita luz. Diminuir as luzes durante a decolagem e o pouso garante que, em uma situação de emergência, os passageiros estejam prontos para agir em um ambiente com visibilidade reduzida. Além disso, a escuridão facilita a identificação das luzes das saídas de emergência, tornando a orientação mais fácil para os passageiros.

Os momentos mais arriscados são a decolagem e o pouso

Os registros da fabricante de aeronaves Boeing revelam que esses são os momentos mais perigosos durante um voo comercial. Surpreendentemente, 21% dos acidentes fatais ocorrem na decolagem e na subida inicial, enquanto 46% de todos os acidentes fatais acontecem durante a descida e aterrissagem final.

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Dan Bubb afirma que essas fases críticas envolvem uma série intensa de responsabilidades para os pilotos. Monitorar sistemas da aeronave, observar o ambiente aeroportuário em busca de obstáculos, receber instruções do controle de tráfego aéreo e estar preparado para abortar a decolagem ou rejeitar o pouso são apenas algumas das tarefas importantes.

A aeronave também está com flaps e o trem de pouso abaixados, operando em velocidades mais baixas e aumentando o risco de perda de sustentação, levando a acidentes fatais.

Vale ressaltar que, apesar desses dados, incidentes fatais em voos comerciais são extremamente raros. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo, a probabilidade de uma fatalidade é tão baixa que uma pessoa precisaria voar todos os dias por mais de 25 mil anos para enfrentar um acidente 100% fatal.

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