Pode comer enquanto dirige? Veja o que pode acontecer na CNH – e no bolso!

Veja se essa atitude pode ser considerada uma infração e quais são as consequências.

Atualmente, existem diversas atitudes que podem ocasionar multas por serem consideradas infrações de trânsito. A maioria delas são atitudes que tiram a atenção do motorista enquanto ele está dirigindo, por isso, tornam-se infrações. Neste artigo, você verá se comer enquanto dirige é uma atitude que pode causar multa.

Como dito, qualquer coisa que tire a atenção do motorista ou que faça com que ele tire uma das mãos do volante, pode resultar em multa e notificação na carteira, o que pode tirar alguns pontos. Isso ocorre por conta do Art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que é obrigatório que o motorista mantenha as duas mãos no volante, exceto quando for necessário realizar a troca de marchas ou ativar mecanismos do carro, como farol ou para-brisa.

Por isso, atitudes como comer ou beber algo são também infrações de trânsito, visto que, para isso, você precisará tirar uma das mãos do volante.

LEIA MAIS: Aprenda a parcelar multas de trânsito – inclusive com o cartão de crédito!

O que acontece se o motorista comer enquanto dirige?

Caso o motorista acabe cometendo essa infração, ele receberá uma multa no valor de R$ 130,16 e uma notificação que irá somar 4 pontos na sua carteira de motorista. Qualquer outra atitude que quebre essa regra, como fumar, beber algo ou qualquer outra que faça com que o motorista só fique com uma mão no volante, terá as mesmas consequências.

Porém, atitudes como beber algo alcoólico ou dirigir alcoolizado terão consequências muitos piores pela gravidade da infração (gravíssima). Nesses casos, a multa será de R$ 2.934,70, com a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O CTB prevê também o recolhimento do documento de habilitação e a retenção do veículo.

LEIA MAIS: Transitar na faixa da esquerda pode custar caro – independente da velocidade!

Lembrando que, quando o motorista comete muitas infrações consideradas gravíssimas, ele fica ainda mais perto de perder a sua carteira. Pois, ao cometer duas ou mais infrações dessas, ele só pode perder 20 pontos. Quando os motoristas têm infrações mais comuns, eles têm entre 30 e 40 pontos antes de perderem a carteira.

Se você gostou deste tipo de conteúdo e deseja ver muito mais, acesse o Rotas de Viagem!

Você pode gostar também