“Pix” internacional permitirá transferências entre mais de 60 países – Saiba mais!

Modelo de pagamentos está sendo testado pelo Bank Of International Settlements

Após revolucionar completamente a forma como os brasileiros realizam transferências bancárias entre si, o Pix chegará a outras nações. Chamado de Nexus ou Pix Internacional, essa é uma iniciativa que está sendo desenvolvida pelo Bank Of International Settlements (BIS), e que deverá permitir transferências instantâneas entre mais de 60 países.

Quer saber mais sobre a novidade? Confira abaixo.

Quais países serão contemplados

Basicamente, o acordo deverá reunir países que contam com ferramentas de transferências rápidas e sem taxas, como o Pix. Para aqueles que estão ansiosos pelo projeto, alguns testes já estão ocorrendo entre instituições financeiras localizadas na Zona do Euro, Malásia e até Cingapura.

LEIA MAIS: Conta em dólar do Banco do Brasil tem saque gratuito internacional: Saiba mais!

Já os brasileiros terão que esperar um pouco mais para conhecer o “Pix internacional” na prática, visto que o Banco Central do Brasil está apenas observando os testes.

Segundo o BIS, essa é uma excelente forma de conectar sistemas financeiros não tão avançados, o que pode proporcionar mais crescimento para países emergentes. No entanto, a preocupação com a segurança das transações pode tornar sua implementação mais lenta.

Outro dificultador diz respeito à quantidade de conexão necessária. Em suas notas, o banco apontou que conectar três países exige 3 conexões, mas para aumentar para 20 o número de conexões salta para 120.

Benefícios para os viajantes com o Pix internacional

Através dessa funcionalidade, viajantes no exterior poderão fazer compras de forma muito mais simples e sem depender das taxas abusivas das empresas de cartões de crédito. Segundo especialistas, esse é um movimento natural do mercado e dos bancos, visto que com o avanço da tecnologia, cada vez mais as pessoas buscam produtos e serviços fora dos limites dos seus países.

LEIA MAIS: Enviou um Pix errado? Saiba o que fazer sem desespero!

Inclusive, algumas instituições financeiras brasileiras até oferecem essas opções de pagamentos em reais no exterior, mas também é cobrada uma taxa pelo sistema.

Gostou de conhecer as novidades do Pix internacional? Então, se quiser ter acesso a vários outros artigos como este, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também