Pilotos e comissários de bordo entrarão em greve na segunda-feira (29) – Como vai funcionar?
Decisão foi anunciada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas na última quarta-feira.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas informou nesta semana que pilotos e comissários de bordo entrarão em greve a partir de 29 de novembro. A decisão foi anunciada depois de uma assembleia com a categoria. A reunião foi feita na quarta-feira (24) com pilotos e comissários de voo de companhias aéreas brasileiras.
A greve deve começar às 0h do dia 29 de novembro, em todos os estados brasileiros. De acordo com o sindicato, o movimento será realizado por tempo indeterminado. Os trabalhadores cobram que as empresas cumpram com a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.
O SNA informou em nota para a imprensa que 50% dos trabalhadores vão continuar em serviço para atender a demanda. Os outros 50% deverão paralisar suas atividades.
“Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço. A categoria reivindica unicamente reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos — INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor] do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021”, explica em nota o SNA.
A principal reivindicação é o reajuste salarial. Ele deve repor todas as perdas ocasionadas pela inflação nos últimos dois anos. As empresas chegaram a negociar com os trabalhadores, mas a proposta inicial foi rejeitada.
Outra justificativa divulgada pela SNA é de que os trabalhadores aeronautas não paralisaram suas atividades durante o período de pandemia. Além disso, eles enfrentaram grandes riscos de contaminação durante o auge da pandemia.
O aumento proposto também é justificado pelo SNA pelo fato das empresas divulgarem para sócios e para a imprensa que o setor aéreo está em constante crescimento e se recuperando de forma acelerada. Isso justificaria a possibilidade de um novo acordo com a categoria.