Perdeu o celular? Saiba como bloquear o WhatsApp e garantir a sua segurança!

Aplicativo de mensagens pode guardar informações sigilosas e ser um canal de golpes.

Após ficar sem o celular, seja por furto ou por perda, inúmeras preocupações vêm à mente. É hora de avisar aos familiares e amigos, bloquear o chip, abrir um B.O., acionar o seguro e, para os usuários do aplicativo WhatsApp, é hora de tomar cuidados extras para evitar que acessem a sua conta. Para isso, confira o que pode ser feito para bloquear o WhatsApp após perda ou roubo de celular.

Como evitar que acessem o seu WhatsApp

O suporte do WhatsApp elaborou um manual importante para quem precisa suspender a sua conta sem estar com a posse do celular com o chip, seja por motivos de perda ou de furto. Assim, confira abaixo alguns procedimentos possíveis de se fazer nessa situação.

LEIA MAIS: Celular descarregando rápido? Desative este recurso do sistema Android ou IOS! 

Bloqueie o seu chip

Para isso, você precisa entrar em contato com a operadora do seu chip que está vinculado à sua conta do WhatsApp. As operadoras possuem a opção de bloqueio por perda ou roubo, válida por aproximadamente 90 dias. Após esse prazo, o chip é cancelado definitivamente, caso o cliente não ligue novamente para desbloqueá-lo.

Ao bloquear o seu chip, torna-se inviável que o ladrão se recadastre na conta com o seu WhatsApp, e assim, que entre em contato com os seus colegas e familiares para aplicar possíveis golpes. Também utilize outra rede social para avisar aos seus amigos e pessoas próximas sobre o roubo para que eles não interajam com criminosos e sejam vítimas de golpes virtuais.

Envie um e-mail ao WhatsApp

Envie um e-mail ao suporte do WhatsApp com o assunto: ‘’Perdido/roubado: desative a minha conta’’ e, no corpo do e-mail, inclua o número do seu telefone em formato internacional (+55 — INSIRA O SEU DDD — INSIRA O SEU NÚMERO).

Vale lembrar que mesmo que o chip seja bloqueado e os serviços da operadora sejam suspensos, o WhatsApp ainda pode ser utilizado no Wi-Fi caso você não entre em contato com o suporte e solicite a desativação da sua conta.

LEIA TAMBÉM: Funções inúteis do celular que consomem muita bateria; veja quais desativar!

Atitudes que garantem proteção extra

Alguns aparelhos possibilitam a abertura do WhatsApp mediante senha do celular, Face ID ou Touch ID. Assim, recomenda-se deixar essas opções de segurança ativadas. Manter a autenticação em dois fatores também é ideal para evitar posteriores invasões no WhatsApp.

Por fim, o ideal é usar o IMEI do seu celular para bloquear por roubo o seu aparelho, pois assim ele ficará indisponível e impossibilitado de ser utilizado.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também