Quer uma casa arrumada? Evite estes 5 erros de organização!
Seu lar deve ser tratado como um ambiente de descanso e conforto. Para isso, organização é fundamental.
Encontrar espaço na rotina para manter a casa organizada não costuma ser uma prioridade para muitas pessoas. Assim, na hora de colocar a mão na massa, algumas delas cometem os famosos erros de organização da casa.
Erros de organização da casa
Diferentes motivos levam as pessoas a não cuidarem do ambiente doméstico, como a dificuldade em enxergar a organização como aliada ou até mesmo a preguiça e a procrastinação.
Por isso, na hora de arrumar, é comum observar a ocorrência de erros comuns de organização da casa. Veja quais são.
LEIA MAIS: 5 lugares da casa onde os ladrões ficam de olho – Veja como se proteger!
Dificuldade para desapegar
O primeiro de todos é a dificuldade para desapegar de bens e objetos com valor sentimental, seja porque foi um presente ou porque lembra alguma fase importante de sua vida.
Porém, guardar muitos itens em casa, que não possuem mais serventia, apenas porque trazem boas lembranças, são verdadeiros obstáculos para uma casa mais organizada e funcional.
Arrumar sua casa sem ajuda, caso viva com outra pessoa
Para pessoas que vivem sozinhas, a organização é mandamento número um, afinal, não há ninguém para dividir as tarefas domésticas.
Porém, para quem vive com outras pessoas, o ideal é envolver todas elas na tarefa de organização e fazer disso um hábito positivo e divertido. Colocar uma música ajuda a criar sensação de relaxamento e alegria no ambiente.
Não fazer da organização uma rotina
No início pode ser difícil criar o hábito de organizar a casa diariamente, como tirar 15 a 20 minutos para colocar o ambiente em ordem.
Mas não fazer da organização uma rotina só aumenta a sensação de casa bagunçada e desorganizada. Isso porque o acúmulo de objetos vai te afastar ainda mais da tarefa de manutenção.
Começar pelos locais e objetos mais difíceis ou trabalhosos
Conectado com o primeiro item, iniciar a organização de casa pelos objetos com maior apego emocional ou lugares grandes e trabalhosos, como a cozinha, dificultam sua tomada de decisão sobre o que é importante manter ou descartar.
Portanto, é interessante começar a organização de casa pelos itens e lugares mais fáceis, para você criar um bom estado de flow que vai fornecer o ânimo necessário para encarar os lugares mais difíceis.
LEIA TAMBÉM: Evite estes três erros ao cuidar das suas suculentas em casa!
Ser muito perfeccionista ou negativo
Achar que deve manter tudo extremamente organizado ou pensar que não vai conseguir manter a casa arrumada são dois extremos que precisam ser evitados.
Normalmente, esse comportamento é prejudicial, porque te impede de começar a organização ou vai aumentar a exaustão depois de iniciada a tarefa, afinal, tudo precisa ficar perfeito.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.