Para-sol veicular é realmente eficaz? Saiba o quanto ele ajuda!
Esses itens são indispensáveis durante o verão
A primavera está aí, e com ela vêm os dias de muito calor, especialmente nas regiões mais quentes do Brasil. Por conta disso, motoristas já procuram por ferramentas que tornem seus dias nos trânsitos menos estressantes, como maneiras de fazer o seu ar-condicionado gelar mais. Além disso, deixar os veículos bem arejados pode ajudar bastante, e por isso mesmo o para-sol e as janelas abertas são opções. Mas será que eles funcionam? Confira abaixo se o para-sol veicular é eficaz.
O uso do para-sol veicular vale a pena?
Basicamente, esses itens são utilizados há muitos anos e estão presentes nos mais diversos modelos. Inclusive, funcionam até mesmo como itens estéticos, visto que podem trazer um visual mais descolado para os carros. Quando o assunto é eficácia na redução da temperatura dentro da cabine, ele também pode ser muito eficaz. Seus modelos tradicionais ajudam a refletir os raios solares do sol e os UV prejudiciais ao interior do seu carro.
LEIA MAIS: Economize combustível com o ar-condicionado ligado – Confira as dicas!
Segundo especialistas essa redução pode ser bastante significativa, visto que pode haver uma redução de até 15 °C na temperatura do interior do veículo.
Como eles funcionam?
Basicamente, quando a luz solar atinge o seu veículo, são absorvidos pelos painéis e assentos, que liberam essa energia em forma de calor. Dessa forma, a cabine acaba aquecendo muito rápido, visto que a luz absorvida é transformada em calor. Para que isso não ocorra, o para-sol reflete (ou absorve dependendo do modelo) esses raios antes que eles alcancem o interior desse veículo.
Em sua grande maioria, eles são feitos de uma combinação de materiais como espuma, poliéster, malha e folha de alumínio, o que garante que sejam mais eficazes. Dessa forma, dependendo da temperatura externa e do quão bem eles se encaixam no para-brisa, proporcionam um efeito considerável dentro da cabine. É uma excelente alternativa para evitar desconforto nos dias mais quentes do ano.
Se você gostou deste artigo e quiser ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!