País mais rico do mundo oferece transporte público 100% gratuito para turistas; saiba mais!
Em 2020, Luxemburgo introduziu o transporte público gratuito. Veja o que aconteceu depois!
O país mais rico do mundo, Luxemburgo, tornou-se o primeiro país do planeta a zerar as tarifas em todos os transportes públicos em 2020, transformando-os em transportes públicos gratuitos. Três anos depois dessa ação, os moradores fazem muitos elogios a esse sistema.
O sistema permite que eles “viajem facilmente”, além de ser “muito positivo para o meio ambiente”, dizem alguns. Para outros, o sistema popular passou a ser visto como um “direito fundamental”.
Leia a seguir porque o Luxemburgo decidiu empregar o transporte público gratuito e quais os impactos dessa ação.
LEIA MAIS: Quais os países mais ricos do mundo? Veja o valor de suas riquezas!
Por que Luxemburgo introduziu o transporte público gratuito?
Em 2020, Luxemburgo teve a maior densidade de automóveis na UE (União Europeia): 696 veículos para cada 1.000 pessoas. O país sofre de um intenso tráfego e de altos níveis de aquecimento climático como resultado disso. Assim, este foi o maior motivo para que o sistema de transporte gratuito fosse parcialmente implementado no começo.
Os moradores do país dizem que o transporte livre e gratuito os incentiva a deixarem seus carros em casa. Como é gratuito, é mais fácil tomar uma decisão rapidamente, ao escolher entre transporte público ou carro particular. Isso significa que é muito positivo para o meio ambiente, e prático”
No entanto, alguns cidadãos dizem que os carros ainda governam as estradas. Segundo eles, a cultura do carro ainda está muito presente e ainda é bastante complicado atrair pessoas do carro para o transporte público.
Como o esquema foi introduzido durante a pandemia do coronavírus, medir seu impacto precisamente ainda é algo que está sendo feito, mas que já traz resultados positivos.
LEIA TAMBÉM: Luz, câmera, ação! Veja 5 cidades europeias que encantam os amantes do cinema
Como funciona o regime de transporte gratuito em Luxemburgo?
Desde 29 de fevereiro de 2020, todas as formas de transporte público, incluindo ônibus, trens e bondes, tornaram-se gratuitas para residentes e turistas. Esse esquema se aplica a todo o país, e os passageiros precisam comprar apenas uma passagem se desejarem viajar de primeira classe.
Como resultado, o investimento no sistema de transporte público da nação não diminuiu. O novo sistema de bonde é regular e confiável, sem impedimentos de tráfego, por exemplo. O país também fez investimentos recordes na melhoria de sua rede ferroviária.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, a clique aqui e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!