Os riscos de usar a função ‘soneca’ diariamente, segundo neurologista
A Verdade Por Trás da Função Soneca: Como Ela Pode Impactar Sua Saúde Cerebral
O despertar do alarme matinal é um desafio diário para muitos, sobretudo quando interrompe um sonho encantador. O impulso de apertar o botão “soneca” para ganhar uns minutos a mais de descanso pode ser tentador, mas especialistas alertam: essa talvez não seja a escolha mais saudável para o sono.
Recentemente, o Dr. Scott Kutscher, neurologista e especialista em medicina do sono, informou à Newsweek que usar o botão soneca é como “se privar ainda mais de descanso”. Ele destaca que a facilidade para adiar o alarme, proporcionada pela tecnologia atual, é uma armadilha comum.
LEIA MAIS: 6 países onde o consumo de álcool é tabu – e pode levar a punições
Dados recentes da YouGov, coletados em junho de 2023, corroboram essa visão. A pesquisa mostrou que 64% dos americanos já usaram a função soneca em algum momento. Notavelmente, 11% confessaram sempre usar a opção, enquanto 14% disseram fazer isso com frequência. Contudo, uma parcela significativa de 21%, dos 12.907 entrevistados, garantiu que se levanta imediatamente ao ouvir o alarme.
Os Riscos da Função Soneca na Rotina Matinal, Segundo Especialista
Utilizar o botão soneca não apenas pode levar a atrasos em compromissos, mas também dificultar o processo de despertar. Dr. Scott Kutscher alerta que muitos profissionais da área do sono recomendam evitar esse recurso. Ele descreve o fenômeno da “inércia do sono” como uma sensação avassaladora de querer retornar ao descanso logo após acordar.
Um estudo de 2022 publicado no Journal of Physiological Anthropology indicou que o uso reiterado da função pode prolongar a sensação de letargia e resultar em despertares forçados, em vez de naturais.
Kutscher afirma que acordar durante fases profundas do sono pode intensificar essa inércia e esclarece: “Pensar que múltiplas sonecas facilitariam o despertar é um equívoco. Para a maioria, o mal-estar passa dentro de 30 a 60 minutos após levantar.”
LEIA TAMBÉM:8 pistas na linguagem corporal que indicam falta de confiança num homem
O Uso Frequente do Botão Soneca Pode Comprometer o Descanso, Adverte Especialista
Buscar minutos extras de descanso ao acionar o botão soneca pode não ser tão vantajoso quanto parece. Dr. Kutscher ressalta que esse breve período não oferece os mesmos benefícios de um sono contínuo e profundo.
“Ao optar pela função soneca, você perde o precioso sono REM, essencial para a fixação da memória e para o funcionamento cognitivo”, explica o médico. O sono REM, ou de movimento rápido dos olhos, não só contribui para o processamento emocional e o desenvolvimento cerebral, mas também prepara o corpo para acordar, ativando o sistema nervoso central, conforme apontado pela Sleep Foundation.
Kutscher conclui que, se o objetivo é um despertar gradual, a função soneca na verdade é uma “solução” para um problema que se resolveria naturalmente.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então continue navegando pelo Rotas de Viagem!