Você pode ser multado por usar o suporte de celular no carro? Confira!

Veja o que o CTB diz a respeito dessa situação.

Os suportes de celular são bastante usados pelos motoristas pela sua praticidade. Mas será que o uso é permitido pela lei de trânsito brasileira? Veja o que a lei diz sobre o assunto e se é ou não proibido usar o suporte de celular.

O que a lei diz sobre mexer no celular enquanto dirige?

No Brasil, as autoridades de trânsito consideram uma infração mexer no celular enquanto se está transitando, sujeitando o infrator a uma multa. Essa conduta pode ser enquadrada como uma infração média, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe o motorista de “usar o telefone celular” ao volante.

Booking.com

LEIA MAIS: Cidade turística da Itália está multando turistas por tirar selfies – e o valor não é barato!

A multa para essa infração é de R$ 293,47, além de gerar sete pontos na carteira de habilitação do condutor. Além disso, a conduta pode ser considerada uma infração gravíssima. A penalidade pode ser ainda mais severa se o uso do celular causar alguma distração ou impedir o condutor de ter o controle do veículo, colocando em risco a segurança no trânsito.

Se o agente de trânsito notar que o motorista estava sem as duas mãos no volante, ele poderá acrescentar o valor de R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira.

O que a lei diz sobre o uso de suporte de celular?

Por existir diferentes possíveis interpretações sobre a situação, uma regra ainda não foi estabelecida. Uma primeira interpretação é que quando você estiver mexendo no celular (enquanto no suporte), ele será considerado um acessório ou equipamento que faz parte do carro. Sendo assim, não será configurado como uma infração.

LEIA TAMBÉM: Manter um carro em 2023 custa caro: Veja os principais gastos – e prepare o bolso!

Por outro lado, uma segunda interpretação que os agentes de trânsito podem ter é que, na verdade, o motorista estar com uma das mãos fora do volante pode, sim, ser considerado um descumprimento da lei. Assim, pode ser necessária uma notificação ou multa.

Por fim, destacamos a importância de dizer que a lei sobre o motorista não poder dirigir sem uma das mãos não engloba novas profissões, como, por exemplo, os motoristas de aplicativos. Isso porque esses motoristas utilizam o celular como ferramenta de trabalho. E nesses casos específicos, o responsável pela fiscalização do trânsito é quem deve decidir a melhor maneira de interpretar a situação.

Gostou deste conteúdo? Para ter acesso a muitos outros semelhantes, clique aqui, selecione “✩ Seguir” e receba todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também