O sal do himalaia é mais saudável que o sal comum? Saiba a verdade!
Veja se o famoso sal do himalaia tem características especiais que justificam seu preço.
Indo direto ao ponto: sal é sal, não importa de onde venha ou que nome cativante tenha. O importante é reduzir seu uso e não consumir mais do que a quantidade recomendada . Então, por que o sal do Himalaia se tornou mais popular que o sal comum?
O sal do Himalaia é obtido de uma mina de sal no Paquistão (o Himalaia é uma cordilheira que se estende por vários países asiáticos). Apresenta-se ao consumidor na forma de cristais rosa para serem moídos antes de serem usados ou consumidos.
98% do sal do Himalaia é cloreto de sódio, enquanto 99% do sal comum é cloreto de sódio. 1 grama de cloreto de sódio (fórmula química ClNa) contém 400 mg de sódio e 600 mg de cloreto. Portanto, o sal rosa tem praticamente a mesma quantidade de sódio que o sal comum.
É mais saudável que o sal comum?
Costuma-se dizer que o sal do Himalaia é mais saudável que o sal comum, pois possui maior teor de minerais como cálcio, magnésio, potássio, entre outros. No entanto, a contribuição do sal rosa para o valor diário recomendado de cada um desses minerais é insignificante em comparação com o que outros alimentos considerados fontes desses minerais contribuem.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir menos de 5 gramas de sal por dia (equivalente a 1 colher de chá de sal fino). Esta recomendação destina-se a prevenir a hipertensão arterial e reduzir o risco de doença cardiovascular em adultos. Portanto, mesmo consumindo a quantidade máxima diária recomendada pela OMS, seria impossível ter uma ingestão significativa de minerais com essa quantidade de sal rosa.
LEIA MAIS: Os benefícios secretos do Orégano que você precisa conhecer
Por que é mais caro que o sal comum?
O preço é a principal e única diferença entre o sal do Himalaia e o sal comum . O sal rosa tem um custo muito maior do que o sal comum devido à sua origem, forma de apresentação e por possuir maior teor de minerais.
O ditado “a comida entra pelos olhos” pode ser uma das razões pelas quais o sal do Himalaia é atraente, pois vem em cristais lindamente coloridos. Além disso, seu nome está associado àquela serra mítica que atrai tanta gente e todos nós gostamos de histórias interessantes.