5 coisas que você NÃO deve jogar no lixo – e o que fazer com elas!

Confira os objetos que não podem ser descartados com os do dia a dia e a razão para isso.

O cuidado na hora de descartar o lixo ou de separá-lo é essencial. Isso porque há determinados objetos que você não pode jogar no lixo comum. Alguns deles são objetos que estamos acostumados a utilizar no nosso cotidiano, mas que precisam ser descartados de forma diferente, e outros que devem ser colocados separadamente, pois são tóxicos. Por isso, aqui você saberá o que não pode ser jogado no lixo comum, devendo ser descartado de outra forma.

Esse cuidado é de extrema importância, pois interfere tanto na saúde das pessoas que mexem no lixo após o descarte como no meio ambiente, no qual as substâncias dos objetos que listaremos afetam diretamente.

5 coisas que você não pode descartar no lixo comum

Pilhas e baterias

Pilhas e baterias contêm metais pesados em sua composição, o que pode afetar o meio ambiente, por meio da contaminação da terra e dos lençóis freáticos. Por isso, é preciso que você descarte esses objetos em um lixo exclusivo para eles ou em aterros sanitários específicos para o descarte desses itens. Além disso, vale lembrar que, em alguns locais, como shoppings, há áreas exclusivas para realizar esse descarte.

LEIA MAIS: Carros elétricos poluem o meio ambiente? A resposta é sim! Entenda

Lâmpadas fluorescentes

Essas lâmpadas possuem mercúrio e metais poluentes em sua composição, o que também causa um impacto no meio ambiente, por meio da poluição das águas e do solo. Para evitar esse impacto, ao descartar esses objetos, você deve enrolá-los em um jornal e colocá-los separados dos demais.

Lixos eletrônicos

Os lixos eletrônicos, ou seja, celulares, computadores, relógios e televisões, também não podem ser descartados em lixos comuns. Isso porque, assim como as pilhas e baterias, eles também possuem grande quantidade de metais pesados em sua composição. Assim, você deve descartá-los separadamente, muito bem embalados, ou procurar pontos de descarte para esses materiais.

Óleo de cozinha

As pessoas costumam descartar o óleo de cozinha de forma totalmente incorreta, jogando-o na pia. Porém, isso acontece porque muitas delas não sabem o impacto que essa atitude pode trazer para o meio ambiente. Esse material pode contaminar a água e o solo, além de ficar retido nos canos de esgoto e acabar atraindo, após um tempo, causadores de doenças. O ideal a se fazer com ele é colocá-lo em uma garrafa pet e levá-lo até um local de reciclagem.

LEIA MAIS: O que acontece quando damos descarga no vaso sanitário do avião?

Medicamentos

Os remédios ou as suas embalagens também são itens com substâncias que podem poluir o meio ambiente. Por isso, você deve levá-los até farmácias ou outros lugares que façam o descarte desses materiais da melhor forma.

Caso tenha gostado dessas informações, acesse o Rotas de Viagem para ter acesso a muitos outros conteúdos como este!

Você pode gostar também