O que aconteceria se todo mundo na Terra pulasse junto? Descubra a resposta!
Confira aqui a investigação de Greg Foot sobre o que aconteceria se todas as pessoas na Terra pulassem simultaneamente!
Certamente, em algum momento da sua vida, você deve ter feito a pergunta “Se todo mundo na Terra pulasse ao mesmo tempo, o que aconteceria?” Embora a resposta possa ser um pouco mais complicada do que se imagina, vamos considerar o que ocorre quando uma pessoa pula. A força da gravidade faz com que a pessoa caia de volta ao solo, mantendo todos os objetos, incluindo as pessoas, em seu lugar de origem.
Se todos pulassem simultaneamente, a força da gravidade permaneceria inalterada. Devido à massa enorme da Terra, a força de gravidade que exerce sobre as pessoas é muito maior do que a força que as pessoas poderiam exercer pulando.
LEIA MAIS: Navio residencial permitirá que moradores viajem o mundo sem sair de casa; veja quanto custa!
No entanto, se todos pulassem ao mesmo tempo, isso ainda teria algumas consequências interessantes. Por exemplo, a Terra tremeria, já que bilhões de pessoas criariam uma vibração sísmica que se espalharia pelo planeta. Além disso, a energia gerada pela ação coletiva seria enorme e, embora não fosse forte o suficiente para causar um terremoto ou qualquer outra catástrofe natural, seria significativa, como demonstrado no video abaixo pelo BBC Earth Lab.
Efeitos interessantes
Infelizmente, não seria possível mover a Terra, já que a força gerada por uma pessoa ao pular é relativamente pequena e dura apenas uma fração de segundo. Mesmo que todas as pessoas do planeta pulassem simultaneamente, a força gerada seria tão insignificante que não teria um impacto significativo na Terra.
LEIA MAIS: Núcleo da Terra estagnou e pode afetar aspectos importantes do planeta; entenda!
No entanto, outro efeito interessante que poderia ocorrer é uma momentânea mudança na pressão do ar na superfície da Terra. Quando tantas pessoas pulam ao mesmo tempo, elas provocam o deslocamento do ar, criando uma pequena variação na pressão do ar.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.