O que acontece se usar etanol em carros à gasolina? Entenda melhor!
Colocar etanol ao invés de gasolina pode trazer problemas.
Você já teve que lidar com algum tipo de emergência no seu carro? Como, por exemplo, precisar abastecer com etanol ao invés de gasolina, mesmo que o seu carro não seja flex?
Essas situações podem ocorrer em algum momento, mas é importante que não sejam recorrentes, afinal, existem riscos que podem danificar o seu carro, causando prejuízos ao motor.
Para que você possa entender melhor sobre esses perigos, hoje trouxemos alguns deles para se atentar. Confira a seguir!
Como saber qual combustível usar?
Quando você vai comprar um carro, seja ele novo ou usado, é necessário avaliar qual o tipo de combustível que ele aceita. Se o carro for flex, isso significa que você pode abastecê-lo tanto com gasolina quanto com etanol. Porém, se não for, você deve abastecer exclusivamente com gasolina.
Em algumas situações de emergência, em que você tenha que abastecer o seu carro com etanol, é importante fazer isso quando ainda houver gasolina no seu tanque.
Também é aconselhável que você não ligue o seu carro quando a temperatura estiver baixa, e que reabasteça com gasolina o quanto antes.
LEIA MAIS: Permissão para voar! Primeiro carro voador elétrico já pode iniciar testes
Quais os perigos de colocar etanol em um carro a gasolina?
O etanol é um combustível que contém até 5% de água na sua composição, diferente da gasolina, que possui álcool em sua composição. Com isso, o carro pode estranhar a presença de água.
Com o tempo, essa água pode acabar danificando algumas partes do carro que estão em contato direto com o combustível, causando prejuízos nos bicos injetores, na bomba de combustível, nas velas ou nos anéis do pistão, por exemplo.
O carro pode ter um desempenho menor
Outro perigo comum ao abastecer seu carro com etanol ao invés de gasolina é que o desempenho pode ser afetado.
Esse decréscimo no desempenho acontece porque o carro vai demorar mais tempo para aquecer, além da taxa de compressão ser menor.
Mesmo que as injeções eletrônicas do carro ajudem a reduzir esse declínio no desempenho, os mapas do motor não podem ajudar com isso, pois foram criados para trabalhar exclusivamente com gasolina.
LEIA TAMBÉM: Truque caseiro deixa o seu carro com um cheirinho especial
Use essa opção apenas em emergências
Como vimos, existem alguns riscos que podem causar danos ao seu carro quando você opta por abastecer com etanol um modelo de carro projetado para utilizar gasolina.
Por isso, o ideal é escolher essa opção de combustível apenas em casos de extrema emergência. Componentes vitais do carro podem ser danificados com essa prática, portanto, tenha cuidado.